UOL Esporte Vôlei
 
10/10/2010 - 10h02

Ensaio da premiação do Mundial põe Cuba em 3º e Leon como melhor jogador

Roberta Nomura
Em Roma (Itália)
  • Ensaio da premiação do Mundial coloca a finalista Cuba no º lugar e mostra a bandeira de Porto Rico

    Ensaio da premiação do Mundial coloca a finalista Cuba no º lugar e mostra a bandeira de Porto Rico

O ensaio da premiação do Campeonato Mundial masculino de vôlei teve um pódio impossível de se concretizar. Na preparação neste domingo, a França sagrou-se campeã e a Rússia ficou com a segunda colocação. A finalista, de verdade, Cuba apareceu em terceiro. E o adversário do Brasil na decisão tem o grande destaque da competição: o cubano Leon foi o único ‘intruso’ entre italianos nas condecorações individuais e faturou três prêmios fakes (maior sacador, maior pontuador e melhor jogador).

No ensaio, o narrador Pietro Di Alessandri anunciou primeiro os destaques individuais, com maioria italiana. O central Mastrangelo foi anunciado como melhor atacante, Alessandro Fei como o melhor bloqueador, Marra como o melhor líbero, Vermiglio como o melhor levantador. O cubano Leon foi citado como melhor sacador, maior pontuador e MVP (jogador mais valioso do Mundial).

Nas estatísticas verdadeiras da FIVB (Federação Internacional de Voleibol), Leon é apenas o 10º maior pontuador do Mundial e o 14º melhor sacador. O central Mastrangelo é o sexto melhor atacante da Itália e está longe de liderar a lista. Fei é o 13º no ranking de bloqueadores da competição, Marra é o terceiro líbero. A única premiação ensaiada que pode acontecer de fato é para o levantador Vermiglio, que lidera os números de sua posição.

Na premiação coletiva, o ensaio colocou Cuba na terceira colocação. O posto, na verdade, será ocupado por Sérvia (que venceu a Itália no jogo das 12h). A Rússia, que terminou em 5º, foi colocada como vice-campeã na preparação. O detalhe é que uma pessoa carregava uma bandeira da República Tcheca na frente da “delegação” russa e outra, a bandeira de Porto Rico à frente dos "cubanos".

A França, que caiu ainda na terceira fase, foi a virtual campeã. Até o hino foi tocado. No entanto, no momento em que as bandeiras subiram, outra mudança nas bandeiras: a da Alemanha substituiu a de Porto Rico (que já era usada no lugar de Cuba). Alheios ao ensaio, Brasil e Cuba se enfrentam às 16h (horário de Brasília) para definir o campeão da 17ª edição do Mundial.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host