UOL Esporte Vôlei
 
Lello Lopes/UOL

Seguranças se apoiam em grade para evitar acidente em jogo do Mundial feminino

04/11/2010 - 10h00

"Jeitinho japonês" salva organizadores do Mundial de passar vergonha

Lello Lopes
Em Nagoya (Japão)

Quem pensa que no Japão as coisas funcionam perfeitamente o tempo todo está enganado. No Mundial feminino de vôlei fica claro que os japoneses às vezes precisam improvisar para atingir os seus objetivos.

  • Lello Lopes/UOL

    Boonus, mascote do Mundial feminino de vôlei, é conduzida por um membro da organização; fantasia fechada e escura impede que o ator que interpreta o personagem veja o que acontece ao seu redor

Em Hamamatsu, sede dos jogos do Brasil na primeira fase da competição, em pelo menos três ocasiões o “jeitinho japonês” salvou os organizadores do Mundial de passar vergonha.

Na partida entre Brasil e República Tcheca, o placar eletrônico travou no segundo set. Por alguns instantes os torcedores não souberam quanto estava o jogo. Rapidamente, os organizadores colocaram em destaque um placar manual, que fica ao lado da quadra ajudando a contagem. Em pouco tempo, o placar eletrônico voltou a funcionar. Menos de um minuto depois o placar manual já estava em sua posição de origem.

Na rodada de domingo, quando Brasil e Holanda se enfrentaram, foi a vez de uma equipe de segurança ser acionada. Na saída das jogadoras da quadra, dezenas de crianças se apoiaram na grade para tentar um autógrafo ou tirar foto das atletas.

Para evitar que a grade tombasse com o peso das crianças, pelo menos dez membros da organização ficaram segurando o local. O sufoco durou até as jogadoras irem embora.

Outro improviso dos organizadores do Mundial acontece quando Boonus, a mascote do campeonato, entra em quadra. Como a fantasia é escura e fechada, o ator que interpreta a personagem não consegue enxergar. Para isso, é guiado por um ajudante, que indica o caminho a seguir e a hora de acenar para a torcida.

Depois da primeira fase, o Mundial feminino vive dois dias de descanso. A competição será retomada no sábado, com o início da segunda fase. O Brasil, agora na cidade de Nagoya, enfrenta a Tailândia às 4h30 (de Brasília).

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host