UOL Esporte Vôlei
 
FIVB/Divulgação

Cuba (de branco) e Tailândia (azul) são as 'desconhecidas' do Brasil na segunda fase

05/11/2010 - 07h00

Brasil faz "intensivão" para enfrentar Tailândia e Cuba na segunda fase

Lello Lopes
Em Nagoya (Japão)

Os dois primeiros adversários do Brasil na segunda fase do Mundial feminino de vôlei, Tailândia e Cuba, são justamente as duas equipes que a seleção brasileira menos conhece. Por isso, as brasileiras estão realizando um “intensivão” para não serem surpreendidas pelas adversárias.

JOGOS DO BRASIL NA 2ª FASE DO MUNDIAL

06/11 - 4h30 Brasil x Tailândia
07/11 - 4h30 Brasil x Cuba
09/11 - 3h Brasil x Alemanha
10/11 - 3h Brasil x Estados Unidos

De acordo com o técnico José Roberto Guimarães, os treinos do Brasil antes do início da segunda fase, no sábado, foram dados com ênfase em Tailândia e Cuba. A seleção realizou dois treinamentos na cidade de Nagoya, sede da segunda fase do Mundial.

“Estamos tentando treinar em função principalmente de Tailândia e Cuba nesses dois dias que antecedem o início da competição para nos adiantarmos um pouco. Alemanha e Estados Unidos (os outros dois adversários na segunda fase) a gente já treinou, mas continua sempre colocando alguma coisa no treino em função desses times”, disse Zé Roberto.

Na preparação para o Mundial, o Brasil realizou uma série de amistosos contra Estados Unidos e Alemanha. Por isso, conhece bem as adversárias. Já Tailândia e Cuba a seleção só tem referência no passado. O Brasil enfrentou as tailandesas no Grand Prix do ano passado. Já o último clássico com as cubanas foi há dois anos.

“São adversários que estão jogando bem. A Tailândia, apesar de ser um time baixo, é extremamente veloz nas combinações de ataque. E eu conversei com o técnico da Alemanha, e ele achou que Cuba melhorou o sistema defensivo e principalmente os contra-ataques”, analisou Zé Roberto.

No treino desta sexta-feira, um pequeno susto. Em uma disputa de bola na rede, a oposto Joycinha invadiu a quadra e fez a ponteira Jaqueline cair de mal jeito. Para a sorte da seleção, nada aconteceu com a jogadora. "Todo dia quando acaba o treino eu dou graças a Deus que ninguém se machucou", disse Zé Roberto.

A estreia do Brasil na segunda fase do Mundial será no sábado, às 4h30 (de Brasília), contra a Tailândia. No domingo, no mesmo horário, a seleção irá enfrentar Cuba. Os jogos contra Alemanha e Estados Unidos acontecerão na terça e quarta, respectivamente, às 3h (também de Brasília).

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host