UOL Esporte Vôlei
 
07/11/2010 - 07h21

Seleção adota postura zen para ignorar gritos e xingamentos das cubanas

Lello Lopes
Em Nagaoya (Japão)
  • Brasil e Cuba fizeram neste domingo um clássico como se esperava: com ataques muito fortes e certa provocação. E o resultado também foi o esperado. Mesmo levando um susto, a seleção brasileira venceu por 3 sets a 1, com parciais de 23-25, 25-20, 25-13 e 25-18, e ficou a uma vitória das semifinais do Mundial feminino de vôlei.

    Brasil e Cuba fizeram neste domingo um clássico como se esperava: com ataques muito fortes e certa provocação. E o resultado também foi o esperado. Mesmo levando um susto, a seleção brasileira venceu por 3 sets a 1, com parciais de 23-25, 25-20, 25-13 e 25-18, e ficou a uma vitória das semifinais do Mundial feminino de vôlei.

A seleção brasileira sabia que iria enfrentar a provocação de Cuba na partida deste domingo no Mundial feminino de vôlei. Por isso, antes do jogo, em uma conversa as jogadoras decidiram adotar uma postura “zen”. Deu resultado: a equipe venceu a partida por 3 sets a 1.

“Elas gritam na cara o tempo todo. Além de jogar vôlei a gente tem que ser zen total. Tem que virar as costas e deixar para lá”, disse a meio de rede Thaísa, que marcou 14 pontos contra as cubanas.

Para a líbero Fabi, às vezes é difícil segurar o ímpeto e não revidar. “A gente não entrou em nenhum momento na provocação, ficamos vibrando no nosso lado. Mas que dá vontade de revidar, isso dá. A gente é latino, não tem sangue de barata. Elas xingam de todos os jeitos, vibram na nossa cara, fazem esse tipo de jogo. Mas graças a Deus elas não estão podendo gritar agora.”

O técnico José Roberto Guimarães, no comando da seleção desde 2003, já conhece o estilo provocador de Cuba há anos. “É sempre muito complicado. As provocações continuam, não tem jeito. Isso não vai acabar nunca. Contra o Brasil elas sempre vão jogar o dobro, com essa vontade de vencer por causa da rivalidade”, afirmou o treinador.

Com a vitória, o Brasil ficou bem perto da vaga nas semifinais do Mundial. A seleção precisa vencer apenas um de seus dois últimos jogos na segunda fase para avançar. O próximo compromisso será às 3h (de Brasília), desta terça-feira, contra a Alemanha. Na quarta-feira, no mesmo horário, a seleção vai enfrentar os Estados Unidos.  

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host