UOL Esporte Vôlei
 
09/11/2010 - 10h08

Itália vence e torce por atropelo brasileiro sobre os EUA para avançar

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Se no Campeonato Brasileiro os corintianos terão que torcer por São Paulo e Palmeiras contra o Fluminense para ficar com o título nacional, no Mundial feminino de vôlei disputado no Japão outra rivalidade terá que ser colocada de lado. Após arrasar a Tailândia nesta terça-feira em Nagoya, a Itália terá que torcer por um atropelo do Brasil sobre os Estados Unidos na quarta se quiser avançar às semifinais.

DOIS TIMES E UMA VAGA NO GRUPO F

  • AFP PHOTO/Kazuhiro NOG

    Seleção dos EUA venceu a Holanda e só depende de si para avançar às semis do Mundial feminino

  • EFE/Kimimasa Mayama

    Itália venceu a Tailândia com facilidade e precisa de uma combinação de resultados para se classificar

A sua parte as italianas fizeram. Apesar de sofrerem uma ligeira pane no terceiro set, as europeias passaram como um trator pela Tailândia, venceram por 3 sets a 0 (25-13, 25-12 e 25-19) e se mantiveram vivas na competição. Agora, a Itália soma 10 pontos e ocupa o terceiro lugar no grupo F.

A situação da Itália seria mais fácil se os Estados Unidos não tivesse vencido hoje. Mas venceram. Em jogo relativamente fácil contra a Holanda, as norte-americanas confirmaram o favoritismo e fecharam em sets diretos com parciais de 25-17, 25-22 e 25-18, mantendo a vice-liderança da chave com 11 pontos.

Agora, italianas e americanas disputam a segunda vaga do grupo nas semifinais, já que a primeira foi assegurada pelo Brasil com uma rodada de antecedência.

Para se classificarem, os Estados Unidos precisam apenas vencer a seleção brasileira, missão difícil, mas não inédita, já que foi assim nas finais do último Grand Prix. Até uma derrota pode classificar a equipe da América do Norte.

A Itália, por sua vez, não depende só de si. As campeãs mundiais de 2002 precisam vencer Cuba nesta quarta-feira e torcer para que o Brasil vença os Estados Unidos com uma larga margem de pontos. Isso porque, se os dois times ficarem empatados com 13 pontos, o que definirá o classificado será o ponto average (média de pontos conquistados pelos pontos sofridos). Atualmente, o time americano tem 1,136 contra 1,062 da Itália.

Brasil e Estados Unidos enfrentam-se nesta quarta-feira às 3h (horário de verão de Brasília). O jogo entre Itália e Cuba será o último da rodada, às 7h30.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host