UOL Esporte Vôlei
 
10/11/2010 - 10h30

Rússia mantém invencibilidade e confirma Japão como rival do Brasil na semi

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com os dois semifinalistas do grupo E já definidos desde terça-feira, o jogo desta quarta entre Japão e Rússia pelo Mundial feminino de vôlei serviria apenas para definir o primeiro colocado da chave. E apesar da grande torcida presente em Tóquio, as russas confirmaram o favoritismo, tiveram apenas um pequeno deslize no terceiro set e venceram o duelo por 3 a 1, parciais de 25-21, 25-14, 23-25 e 25-13, em 1h35.

O resultado manteve a invencibilidade russa no Mundial. Apenas as europeias e o Brasil ainda não perderam na competição, com nove vitórias em nove confrontos.

A Rússia encerra sua campanha na segunda fase com 14 pontos conquistados, dois a mais do que o Japão, com 12. Pela liderança do grupo E, as russas terão pela frente nas semifinais os Estados Unidos, que ficaram em segundo lugar no grupo F. O jogo está marcado para sábado às 4h (horário de Brasília). Já o Japão, como era esperado, será o adversário do Brasil também no sábado, às 7h.

O fato de Brasil e Rússia estarem em semis diferentes e chegarem à fase de mata-mata do Mundial com campanhas invictas aumenta as chances de as seleções reeditarem a final da edição passada do campeonato, em 2006. Naquela ocasião, a seleção russa ficou com o título ao vencer o time verde-amarelo na partida decisiva por 3 sets a 2, relembrando o fantasma da derrota brasileira na semifinal olímpica de Atenas-2004.

Brasil e Estados Unidos buscam um título inédito no Mundial. O Japão tenta seu quarto ouro, e a Rússia, maior campeã, segue atrás de seu sétimo troféu (incluídas as conquistas da extinta União Soviética).

Outros jogos

Apesar de o duelo entre Japão e Rússia ser o mais importante da rodada, outros três jogos foram disputados nesta quarta-feira pelo grupo E. A Sérvia venceu a Coreia do Sul por 3 a 0, a Polônia bateu a Turquia por 3 a 1 e a China derrotou o Peru também por 3 sets a 0.

Sérvias e turcas vão agora para a disputa de quinto a oitavo lugar. Polonesas e chinesas estarão na briga entre a nona e a 12ª posição. As coreanas se despedem com a 13ª colocação, e as peruanas, com o 15º lugar.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host