UOL Esporte Vôlei
 
12/07/2009 - 17h27

Brasil erra muito, mas derrota a Venezuela pela Liga Mundial

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Classificada para a fase final da Liga Mundial, a seleção brasileira masculina de vôlei cometeu muitos erros, mas conseguiu vencer a Venezuela por 3 sets a 0 (25-23, 34-32 e 25-19), neste domingo, em Caracas.

A equipe comandada pelo técnico Bernardinho é dona da melhor campanha da primeira fase da competição. O Brasil lidera o Grupo D, com 27 pontos e nove vitórias em 10 jogos. Já a Venezuela é a lanterna da chave, com apenas cinco pontos e um triunfo.

Apesar da grande diferença entre as duas equipes na classificação, os venezuelanos deram trabalho para os brasileiros nos dois primeiros sets. Os atuais vice-campeões olímpicos iniciaram melhor a partida e chegaram a abrir três pontos de vantagem no início da primeira parcial. Os donos da casa reagiram, diminuíram a diferença no fim do set, mas o Brasil fechou a parcial por 25-23, em 27 minutos.

A Venezuela dominou o início do segundo set, abriu 4-0 e obrigou o técnico Bernardinho a pedir tempo. Mesmo oscilando muito, o Brasil conseguiu empatar o jogo no fim da parcial. As duas equipes desperdiçaram diversos set points, até que Rivaldo acertou um bom saque para fazer 34-32.

A derrota na parcial anterior abateu a Venezuela, que cometeu muitos erros no saque e permitiu que o Brasil abrisse quatro pontos de vantagem no início do terceiro set. O time verde-amarelo soube administrar a diferença no placar e venceu a parcial por 25-19.

"Entramos mais desligados do que na sexta-feira. Erramos mais do que o normal e complicamos o jogo, principalmente no segundo set", comentou o meio de rede Rodrigão. "No entanto, acertamos o time na hora decisiva e nossa experiência fez com que vencêssemos".

Giba foi o destaque brasileiro, com 13 pontos. O ponteiro Rivaldo também teve boa atuação e terminou com 12 pontos. Thomas Ereu foi o principal pontuador da Venezuela, com 16.

O Brasil encerra sua participação na primeira fase da Liga Mundial com mais dois confrontos contra a Venezuela, no próximo fim de semana. A primeira partida está programada para o sábado, às 10h (horário de Brasília), em Belo Horizonte.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host