UOL Esporte Vôlei
 
31/08/2009 - 11h39

Brasil cai no Mundial infanto masculino e tem pior colocação na história

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Em 2007, o Brasil igualou sua pior participação na história dos Mundiais infanto-juvenis masculinos ao terminar a competição na sétima posição, tal como em 1999. Neste ano, a equipe bateu sua marca negativa. Neste domingo, os comandados do técnico Percy Oncken venceram a Polônia por 3 sets a 1 (25-21, 25-23, 24-26 e 25-19), mas ficaram fora da segunda fase do campeonato que está sendo disputado em Jesolo, na Itália.

O Brasil encerrou sua participação na primeira fase na terceira posição do Grupo D, atrás de Rússia e Índia e à frente apenas da Polônia. Somente as duas primeiras seleções de cada chave avançam à segunda fase.

Agora, os brasileiros disputarão uma repescagem e o máximo que podem atingir é a nona colocação. Ao todo, 16 equipes disputam o Mundial.

O péssimo resultado confirma a queda brasileira nesta categoria. Apesar de ser o maior campeão dos Mundiais masculinos no infanto-juvenil, com seis medalhas de ouro, o Brasil não sobe ao lugar mais alto do pódio desde 2003. Em 2005, foi vice-campeão e, dois anos depois, ficou em sétimo lugar. No ano passado, o time ainda perdeu a final do Sul-Americano para a Argentina.

Em outras categorias de base, porém, o país ainda colhe medalhas de ouro. No início deste mês, a seleção masculina juvenil, também comandada por Oncken, obteve o 1º lugar no Mundial de Pune, na Índia. No feminino, foram outras duas medalhas em 2009: o ouro no Mundial infanto-juvenil em Nakhon, Tailândia, e o bronze no Mundial juvenil em Mexicali, México.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host