UOL Esporte Vôlei
 
11/09/2009 - 08h56

Juliana/Larissa vence e assegura tetra do Circuito Mundial por antecipação

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

No ano passado, Juliana e Larissa passaram por um drama. Com uma séria contusão no joelho sofrida pela primeira a menos de dois meses dos Jogos de Pequim, a dupla viu cair por terra o sonho do primeiro olímpico e perdeu a chance de conquistar o tetracampeonato do Circuito Mundial de vôlei de praia. Pouco mais de um ano depois, a parceria está de volta ao topo e acaba de assegurar seu quarto título do Circuito.

EM BUSCA DE OUTRO RECORDE
FIVB/Divulgação
Além de conquistarem o tetracampeonato, Juliana e Larissa podem bater um recorde em Barcelona. Se faturarem o título, serão a primeira dupla da história do Circuito Mundial a assegurar oito medalhas de ouro em etapas de uma mesma temporada
FOTOS DAS VITÓRIAS DESTA SEXTA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI

Líderes do ranking, Juliana e Larissa precisavam apenas de um quinto lugar na etapa de Barcelona, disputada nesta semana, para garantir a quarta taça do campeonato, e foi isso que aconteceu. Nesta sexta-feira, a parceria venceu as suecas Ljungquist e Lundqvist por 2 sets a 1 (21-12, 14-21 e 15-8) nas oitavas de final da etapa catalã, conseguiu ao menos o quinto lugar e conquistou o título do Circuito com duas rodadas de antecipação.

Entre os homens, a dupla campeã, Brink/Reckermann, da Alemanha, também foi definida com duas etapas de antecedência em Aland, Finlândia, na terceira semana de agosto.

"Um dos nossos principais objetivos no começo desta temporada era vencer o Circuito Mundial", declarou Juliana, muito emocionada. "Não tenho palavras para descrever meu sentimento que é uma mistura de felicidade, vontade de gritar e chorar. É uma conquista de vida, independentemente do dinheiro e do status que esse título nos dá. Simboliza tudo o que lutei, tudo o que passei, tudo o que superei para voltar a jogar. Tenho que agradecer a Larissa, que acreditou em mim, à minha equipe, que esteve ao meu lado todo tempo, aos meus familiares e amigos, ao meu patrocinador Supergasbras e a todos que me deram apoio".

Larissa também não conteve a empolgação. "Estamos sentindo uma felicidade que nem sei explicar. Esse título vem coroar não só o nosso trabalho em quadra, mas também toda força de vontade e dedicação da Juliana. Eu sabia que poderíamos reeditar a nossa dupla este ano e ela voltou melhor ainda e em alto nível", comentou.

Título do Circuito Mundial assegurado, Juliana e Larissa lamentam apenas a medalha de prata obtida no Campeonato Mundial, disputado em junho na Noruega. "Tivemos uma grande temporada, mas não alcançamos tudo que queríamos. Nosso maior objetivo era vencer o Mundial, mas falhamos novamente", reconheceu Juliana.

CAMPEÃS DO CIRCUITO
1992-93 - Kirby/Reno (EUA)
1993-94 - Kirby/Masakayan (EUA)
1994-95 - Mônica Rodrigues/Adriana Samuel (BRA)
1995-96 - Sandra Pires/Jackie Silva (BRA)
1996 - Sandra Pires/Jackie Silva (BRA)
1997 - Shelda/Adriana Behar (BRA)
1998 - Shelda/Adriana Behar (BRA)
1999 - Shelda/Adriana Behar (BRA)
2000 - Shelda/Adriana Behar (BRA)
2001 - Shelda/Adriana Behar (BRA)
2002 - Misty May/Kerri Walsh (EUA)
2003 - Ana Paula/Sandra Pires (BRA)
2004 - Shelda/Adriana Behar (BRA)
2005 - Juliana/Larissa (BRA)
2006 - Juliana/Larissa (BRA)
2007 - Juliana/Larissa (BRA)
2008 - Shelda/Ana Paula (BRA)
2009 - Juliana/Larissa (BRA)

A conquista de Juliana e Larissa também fortalece a hegemonia brasileira no vôlei de praia feminino. Em 18 edições do Circuito Mundial, foram 15 títulos brasileiros. Aliás, desde 2003, apenas duplas do país levantaram a taça.

E a festa de Juliana e Larissa nesta sexta não parou no primeiro jogo. A dupla voltou à quadra para enfrentar as compatriotas Maria Clara e Carol pelas quartas de final e venceu por 2 sets a 0 (21-17 e 21-16), assegurando vaga na semi. As irmãs caíram para a repescagem, mas ainda estão vivas na competição.

Maria Elisa e Talita também avançaram à semifinal com duas vitórias. Primeiro, fizeram 21-18 e 21-12 sobre as holandesas Van Iersel e Keizer. Depois, passaram pelas norte-americanas Ross e Kessy com incrível facilidade: 21-17 e 21-8.

Derrotadas no primeiro dia, Ana Paula e Shelda tiveram de passar pela repescagem nesta sexta, mas, apesar de enfrentarem o sol forte e terem de disputar três partidas, não perderam um set sequer. No primeiro jogo, despacharam as francesas Giaoui-Hamzaoui com 21-18 e 21-11. Depois, eliminaram as italianas Cicolari e Menegatti com duplo 21-14. Por fim, bateram Van Iersel-Keizer com 21-18 e 21-17 e seguiram vivas na competição.

Já Vivian e Ângela deram adeus ao torneio. Também na repescagem, a dupla bateu as gêmeas finlandesas Nystrom (21-16 e 21-15), mas acabou derrotada pelas alemãs Goller e Ludwig (21-18 e 21-9).

A etapa de Barcelona vai até domingo, dia da grande final. Depois, o Circuito Mundial passará por um hiato de mais de um mês até as últimas duas rodadas, em Sanya (China) e em Phuket (Tailândia).

*Atualizada às 14h31

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host