Classificada para as semifinais do Campeonato Europeu de vôlei masculino apenas na última rodada, a França roubou a cena neste sábado ao assegurar vaga na decisão do torneio disputado na Turquia. Ignorando todos os prognósticos, o time dirigido pelo técnico Blain Philippe venceu a favorita Rússia por 3 sets a 2 e carimbou passaporte para a final.
Antonin Rouzier fura bloqueio russo na surpreendente vitória francesa por 3 sets a 2 |
VEJA MAIS FOTOS DAS SEMIFINAIS |
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI |
Na sexta-feira, após a vitória por 3 sets a 1 sobre a Espanha que levou os franceses à semi, Phillipe comentou que sua equipe sabia ser forte nos momentos cruciais, e a equipe voltou a mostrar isso neste sábado.
Após vencer os dois primeiros sets com relativa facilidade (25-18 e 25-22), a França deu espaço ao time russo, perdeu a terceira parcial (27-25) e foi atropelada na quarta etapa (25-15). No tie-break, porém, os franceses retomaram a confiança e fecharam com 17-15.
A derrota, além de acabar com o sonho do título, quebrou a invencibilidade da Rússia, uma das únicas duas seleções que ainda não haviam perdido no Europeu.
Mas o outro time invicto se manteve nesta condição. Após classificar-se à semifinal com uma rodada de antecipação, a Polônia arrasou a Bulgária neste sábado, assegurando vaga na decisão. O time comandado pelo argentino Daniel Castellani foi superior em praticamente toda a partida e fechou com 3 sets a 0, parciais de 25-19, 30-28 e 25-20.
França e Polônia decidem o título amanhã, às 14h30 (horário de Brasília). Qualquer um dos times que vencer será campeão do Europeu pela primeira vez na história. Às 11h30h, Rússia e Bulgária disputam o bronze.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas