UOL Esporte Vôlei
 
13/09/2009 - 16h44

França dá trabalho, mas Polônia conquista o Europeu masculino

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Quem quer vencesse a final deste domingo, conquistaria um inédito título do Campeonato Europeu masculino de vôlei. E se a França conseguiu a maior zebra do torneio ao bater a Rússia na semifinal, hoje não teve a mesma sorte. Comandada pelo argentino Daniel Castellani, a Polônia venceu por 3 sets a 1 (29-27, 25-21, 16-25 e 26-24) e ficou com a taça da competição disputada na Turquia.

IMAGENS DO DIA NA TURQUIA
EFE/Tolga Bozoglu
Polonês Kurek fura bloqueio duplo da França na vitória por 3 sets a 1 que valeu o título do Campeonato Europeu à Polônia
Reuters/Osman Orsal
Jogadores búlgaros festejam a conquista da medalha de bronze após vitória tranquila sobre seleção da Rússia por 3 sets a 0
VEJA MAIS FOTOS DAS FINAIS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI

Com mais uma vitória, os poloneses encerram sua campanha de maneira invicta, com 10 êxitos em 10 jogos. De quebra, faturam o título para o qual não estavam credenciados como favoritos, ficando atrás de russos e sérvios nas 'apostas' prévias.

À exceção do terceiro set, o único vencido pelos franceses, a final deste domingo foi bastante equilibrada, com direito a mesmo número de pontos de bloqueio, 11 para cada lado, e eficiência semelhante nos ataques. Fizeram muita diferença, porém, os erros adversários. Neste quesito, os poloneses conseguiram 31 pontos, enquanto cederam apenas 19 aos franceses.

O oposto francês Antonin Rouzier foi o maior pontuador do jogo com 25 pontos. Pelo lado da Polônia, Piotr Gruszka teve 23 acertos.

Os poloneses voltam ao pódio do europeu após 16 anos. Nas décadas de 1970 e 1980, a seleção ficou com a medalha de prata em cinco edições consecutivas.

Rússia fora do pódio

Na disputa pela medalha de bronze, a Rússia, que entrou no Europeu como maior favorita ao título, foi atropelada pela Bulgária em sets diretos, parciais de 25-18, 26-24 e 25-21. Além de assegurar o terceiro lugar no torneio continental, os búlgaros devolveram a derrota sofrida na segunda fase, quando os russos derrubaram a invencibilidade búlgara na competição.

Para o jogo deste domingo, o time da Bulgária se beneficiou do alto número de erros adversários (17 no total, nove só no primeiro set) e encaixou bem seu bloqueio, anotando 14 pontos neste fundamento. O russo Berezhko foi o maior pontuador da partida com 15 pontos, com os búlgaros Kayiski e Nikolaev logo atrás (14 pontos cada).

A ausência da Rússia no pódio foi apenas uma das decepções do Europeu 2009. A Turquia foi eliminada logo na primeira fase, para tristeza da torcida local. Depois, na segunda rodada, a Espanha, campeã europeia em 2007, também deu adeus.

As maiores frustrações, porém, ficaram por conta de Sérvia e Itália. Os sérvios tiveram dificuldades ante búlgaros e russos e caíram também na segunda fase. Já os italianos, hexacampeões, se despediram de maneira melancólica, vencendo apenas um jogo nos playoffs.

A próxima edição do Europeu masculino será em 2011, na Áustria e na República Tcheca. Enquanto isso, a chave feminina do torneio começa no próximo dia 25, na Polônia.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host