UOL Esporte Vôlei
 
13/09/2009 - 09h38

Juliana/Larissa fecha Circuito com ouro em Barcelona e recorde mundial

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A etapa de Barcelona do Circuito Mundial 2009 será inesquecível para Juliana e Larissa. Na última sexta-feira, a dupla faturou o tetracampeonato do Circuito com duas rodadas de antecedência. Ontem, viu a despedida internacional de outro ícone do vôlei de praia mundial, a cearense Shelda. E, neste domingo, as brasileiras asseguraram a medalha de ouro da etapa catalã, com direito a um recorde histórico.

IMAGENS DO DIA EM BARCELONA
FIVB/Divulgação
Juliana (e) e Larissa agora são recordistas de ouros em uma mesma temporada
FIVB/Divulgação
Juliana comanda 'peixinho' das medalhistas de Barcelona após cerimônia de premiação
VEJA MAIS FOTOS DA COMEMORAÇÃO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI

Na final de hoje, Juliana e Larissa voltaram a disputar o primeiro lugar com as compatriotas Maria Elisa e Talita, reeditando jogo que decidiu outras quatro etapas do Circuito 2009. E, como já havia ocorrido em três ocasiões, as tetracampeãs levaram a melhor, vencendo com 2 sets a 0, parciais de 21-17 e 28-26.

Na primeira etapa, Maria Elisa e Talita lideraram o marcador até a metade do período. Entretanto, Juliana e Larissa conseguiram a virada (12-11) e deslancharam no placar, aproveitando-se dos vários erros das adversárias.

O segundo set foi muito mais equilibrado. As duas parcerias se revezaram na dianteira durante todo o tempo, até que Maria Elisa e Talita tiveram o primeiro set-point, 20-18. Com três pontos sucessivos de Juliana (um de ataque e dois de bloqueio), ela e Larissa viraram o jogo e tiveram o match-point. O ponto final, porém, demorou a acontecer, e veio apenas no 28-26, em um erro de ataque de Talita.

Com a vitória, Juliana e Larissa bateram um recorde. Nunca, na história do Circuito Mundial, uma dupla, masculina ou feminina, havia vencido oito etapas em uma mesma temporada. As tetracampeãs conseguiram a façanha ao triunfarem em Brasília, Osaka (Japão), Moscou (Rússia), Klagenfurt (Áustria), Stare Jablonki (Polônia), Aland (Finlândia), Haia (Holanda) e Barcelona (Espanha).

Na hora de receber a taça pela quarta conquista de Circuito, a dupla não conteve a empolgação. "Nesta semana eu tive muitas emoções, porque voltamos a ganhar após um ano muito difícil", festejou Juliana, que, em 2008, sofreu séria lesão no joelho, ficou fora dos Jogos Olímpicos de Pequim e teve sua permanência nas areias colocada em dúvida.

AMERICANAS LEVAM BRONZE
A disputa pela medalha de bronze da etapa de Barcelona também reuniu duas duplas de um mesmo país.

Campeãs mundiais neste ano em Stavanger (Noruega), Ross e Kessy confirmaram o favoritismo e venceram as compatriotas Akers e Turners por
2 sets a 0, parciais de 21-13 e 21-19.

Além de voltar a agradecer aos parentes, amigos, comissão técnica, torcedores e à parceira Larissa, Juliana, eleita a melhor jogadora da etapa catalã, ainda festejou o fato de conquistar o título em Barcelona. "É claro que eu queria viver um momento como este no Brasil, mas eu sinto como se estivesse lá. As condições aqui estavam ótimas, público animado, muito sol, e eu me senti como se estivesse no Brasil".

Larissa reiterou as palavras da companheira. "Este foi um torneio muito difícil, e voltar a vencer depois da cirurgia da Juliana é realmente incrível. O vôlei de praia é a minha vida, é sempre uma emoção diferente. Só tenho a agradecer a todos".

O Circuito Mundial 2009 ainda terá outras duas etapas em outubro e dezembro (Sanya, na China, e Phuket, Tailândia), mas Juliana/Larissa, Maria Elisa/Talita e Ana Paula/Shelda já confirmaram que não disputarão as rodadas. Renata, grávida, e sua parceira Val também deverão ficar fora.

Agora, as duplas voltam suas atenções ao Circuito Nacional. A próxima etapa começa já nesta quinta-feira, em Teresina. Depois, o campeonato segue em Fortaleza, João Pessoa, Recife e Maceió, até terminar em Salvador, na última semana de novembro.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host