Consagrada no vôlei de quadra, onde foi campeã pan-americana e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000) pela seleção brasileira, a paraense Raquel resolveu, aos 31 anos, dar um novo rumo a sua carreira ao migrar para a praia. E o primeiro feito nas areias aconteceu nesta quinta-feira, em Teresina (PI), palco da 7ª etapa do Circuito Nacional.
Com 1,91m, Raquel sonha em conquistar uma vaga nas Olimpíadas no vôlei de praia |
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI |
Jogando ao lado de Mirlena Santos na arena montada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da capital piauiense, Raquel se classificou pela primeira vez para a chave principal de uma etapa do Circuito. A vaga foi assegurada após a vitória por 2 sets a 1 (17-19, 23-21 e 15-12) diante de Pauline/Isabela Maio (RJ/ES).
Apesar de ser novata no vôlei de praia, a jogadora de 1,91m tem grandes ambições na nova modalidade. "Penso em disputar o Circuito Mundial e brigar por uma vaga olímpica. Mas tenho plena consciência de que ainda estou engatinhando. Tenho me virado com o que tenho de base da quadra. Se quiser ter uma carreira à altura da que construí no indoor, terei que me empenhar muito mais", falou Raquel.
Além de Mirlena Santos/Raquel, outras sete parcerias femininas garantiram vaga na fase principal em Teresina: Izabel/Luiza Amélia (PA/CE), Aline/Carol Aragão (BA/RJ), Naiana/Luciana (CE), Andrea Martins/Isabel Grael (AM/RJ), Naiara/Bruna (DF/PB), Evelyn/Fabíola (DF) e Lívia/Michelle Carvalho (RJ).
Na chave masculina, o campeão olímpico Marcelo Negrão não conseguiu se classificar para a fase principal pela quinta vez em sete etapas na temporada. Jogando pela segunda vez ao lado do conterrâneo Matheus Maçoneto, o ex-jogador da seleção brasileira deixou a vaga em Teresina escapar após a derrota por 2 sets a 0 (15-18 e 11-18) diante dos capixabas Julio e Juliano.
"Vinha tendo muitas dificuldades pelo fato de jogar com parceiros com quem não treinava. Nos encontrávamos nas etapas e a falta de entrosamento acabou influindo em muitas derrotas. Resolvi apostar no Matheus, que é de São Paulo, como eu. Temos treinado intensamente e aos poucos vamos nos acertando. Tenho certeza que em breve teremos bons resultados", falou Marcelo Negrão.
Além de Julio/Juliano (ES), outras sete duplas masculinas avançaram à fase principal: Nelsinho/Keko (SC), Thomaz/Luizão (PA/AM), Luciano/Ricardo Brandão (ES/PA), Celso/Zé Írio (RO/MS), Tiago/Xuxo (BA/SP), Juca/Lula (BA/PE), e Paulo Emílio/Moisés (BA).
Nesta sexta-feira, a partir das 9h, terá início o torneio principal, que reúne 24 duplas femininas e 24 masculinas na luta pelo título. No sábado, acontecerão as partidas da fase eliminatória e das semifinais. As finais serão disputadas no domingo.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas