UOL Esporte Vôlei
 
17/09/2009 - 17h20

Medalhista olímpica se classifica em Teresina; Marcelo Negrão fica fora

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Consagrada no vôlei de quadra, onde foi campeã pan-americana e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000) pela seleção brasileira, a paraense Raquel resolveu, aos 31 anos, dar um novo rumo a sua carreira ao migrar para a praia. E o primeiro feito nas areias aconteceu nesta quinta-feira, em Teresina (PI), palco da 7ª etapa do Circuito Nacional.

Alexandre Arruda/CBV
Com 1,91m, Raquel sonha em conquistar uma vaga nas Olimpíadas no vôlei de praia
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI

Jogando ao lado de Mirlena Santos na arena montada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da capital piauiense, Raquel se classificou pela primeira vez para a chave principal de uma etapa do Circuito. A vaga foi assegurada após a vitória por 2 sets a 1 (17-19, 23-21 e 15-12) diante de Pauline/Isabela Maio (RJ/ES).

Apesar de ser novata no vôlei de praia, a jogadora de 1,91m tem grandes ambições na nova modalidade. "Penso em disputar o Circuito Mundial e brigar por uma vaga olímpica. Mas tenho plena consciência de que ainda estou engatinhando. Tenho me virado com o que tenho de base da quadra. Se quiser ter uma carreira à altura da que construí no indoor, terei que me empenhar muito mais", falou Raquel.

Além de Mirlena Santos/Raquel, outras sete parcerias femininas garantiram vaga na fase principal em Teresina: Izabel/Luiza Amélia (PA/CE), Aline/Carol Aragão (BA/RJ), Naiana/Luciana (CE), Andrea Martins/Isabel Grael (AM/RJ), Naiara/Bruna (DF/PB), Evelyn/Fabíola (DF) e Lívia/Michelle Carvalho (RJ).

Na chave masculina, o campeão olímpico Marcelo Negrão não conseguiu se classificar para a fase principal pela quinta vez em sete etapas na temporada. Jogando pela segunda vez ao lado do conterrâneo Matheus Maçoneto, o ex-jogador da seleção brasileira deixou a vaga em Teresina escapar após a derrota por 2 sets a 0 (15-18 e 11-18) diante dos capixabas Julio e Juliano.

"Vinha tendo muitas dificuldades pelo fato de jogar com parceiros com quem não treinava. Nos encontrávamos nas etapas e a falta de entrosamento acabou influindo em muitas derrotas. Resolvi apostar no Matheus, que é de São Paulo, como eu. Temos treinado intensamente e aos poucos vamos nos acertando. Tenho certeza que em breve teremos bons resultados", falou Marcelo Negrão.

Além de Julio/Juliano (ES), outras sete duplas masculinas avançaram à fase principal: Nelsinho/Keko (SC), Thomaz/Luizão (PA/AM), Luciano/Ricardo Brandão (ES/PA), Celso/Zé Írio (RO/MS), Tiago/Xuxo (BA/SP), Juca/Lula (BA/PE), e Paulo Emílio/Moisés (BA).

Nesta sexta-feira, a partir das 9h, terá início o torneio principal, que reúne 24 duplas femininas e 24 masculinas na luta pelo título. No sábado, acontecerão as partidas da fase eliminatória e das semifinais. As finais serão disputadas no domingo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host