As cidades de Florianópolis e São José, em Santa Catarina, receberão na segunda semana de outubro o Campeonato Sul-Americano de Clubes. O evento foi confirmado nesta segunda-feira pelo Grupo Cimed, principal organizador da competição.
Ao todo, oito equipes disputarão o campeonato, sendo quatro times brasileiros (Cimed, Vivo/Minas, Sada/Cruzeiro e Brasil Vôlei Clube), um argentino (Union de Formosa), um uruguaio (Clube Nacional de Futebol), um peruano (Clube Deportivo Peru) e um colombiano (COC Colômbia).
O campeão garantirá vaga para o Mundial de Clubes, a ser realizado entre os dias 3 e 8 de novembro em Doha, no Qatar. Para esta competição, já estão classificados Trentino (Itália), Zenit Kazan (Rússia), Corozal (Porto Rico), Zamalek (Egito), PGE Skra Belchatow (Polônia), Payakan (Irã) e Al-Arabi (Qatar).
O Sul-Americano começa no dia 7 de outubro e vai até o dia 11 do mesmo mês. Na primeira fase, as oito equipes serão divididas em dois grupos, com todos os times se enfrentando dentro das chaves. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às semifinais, com os dois vencedores disputando o ouro e a vaga no Mundial.
O local das partidas da primeira fase ainda não está definido, podendo ser no ginásio do Sesc ou no ginásio do Instituto de Educação, em Florianópolis. Já as semifinais e a decisão serão disputadas na Arena Multiuso, em São José.
"Estamos a duas semanas do evento, e somente na quinta-feira foi nos dado o direito de sediar a competição, que antes seria realizada em São Paulo. Portanto, estamos na correria para fechar com um ginásio que esteja dentro das condições exigidas para um torneio internacional e pela Confederação Sul-Americana", explicou o gerente de esportes da Cimed, Renan Dal Zotto.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas