UOL Esporte Vôlei
 
26/09/2009 - 19h41

Com base da Cimed, Brasil cede parcial, mas bate EUA pela 4ª vez

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O técnico Bernardinho tem utilizado a série de amistosos entre Brasil e Estados Unidos para promover estreias na seleção masculina de vôlei. Mas neste sábado a equipe nacional não teve novos debutes e contou com a base da Cimed. Mesmo assim, o time cedeu a segunda parcial em quatro jogos, mas venceu os norte-americanos, pela quarta vez consecutiva. Em Uberlândia (MG), o placar foi 3 sets a 1, com parciais de 25-21, 25-22, 22-25 e 25-18.

Alexandre Arruda/CBV/Divulgação
Mesmo sem contar com os ponteiros Giba (e) e Murilo (d), que foram poupados, ...
Alexandre Arruda/CBV/Divulgação
... o Brasil cedeu uma parcial, mas somou a quarta vitória contra EUA em quatro jogos
CONFIRA MAIS IMAGENS DA PARTIDA
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE VÔLEI

As duas seleções encerram a sequência de cinco amistosos às 10h deste domingo, novamente no ginásio Sabiazinho. Até o momento, o Brasil soma quatro vitórias e apenas dois sets perdidos. No segundo embate, Maurício fez seu debute no time nacional. Sandro e Theo foram os estreantes na partida seguinte.

Desta vez, Bernardinho iniciou o amistoso sem novidades. O técnico utilizou a base da atual campeã da Superliga, a Cimed, para escalar a equipe com os centrais Lucão e Éder, o ponteiro Thiago Alves e o líbero Mário Júnior entre os titulares. Marlon, João Paulo e Maurício completaram o time.

O Brasil iniciou o confronto com dificuldade de recepção e os Estados Unidos conseguiram abrir boa vantagem ainda no começo (5-1). Aos poucos, a equipe verde-amarela conseguia diminuir o placar adverso e chegou ao empate 13-13 em ace do meio-de-rede Lucão. Com a melhora no passe, os comandados de Bernardinho fecharam o set em 25-21.

Com média de altura superior a de gerações anteriores, a seleção brasileira não conseguiu colocar em prática sua nova vantagem física. A equipe marcou apenas um ponto de saque e um de bloqueio na segunda parcial. Mesmo assim, o time contou com o poderio ofensivo, responsável por 16 pontos, para vencer por 25-22.

No terceiro set, o Brasil chegou ao primeiro tempo técnico atrás no marcador (6-8) e permaneceu na condição de perseguidor até o fim da parcial. A equipe verde-amarela apresentou problemas principalmente no bloqueio - deixando o ataque norte-americano livre de marcação ou chegando um pouco atrasado - e perdeu por 25-22.

Depois de ceder o segundo set em quatro jogos, a seleção voltou melhor na quarta parcial, mas teve alguns problemas no início. Os EUA chegaram a equilibrar as forças (9-9), mas os brasileiros comandaram o período para fechar em 25-28.

"O time está alternando um pouco e buscando o seu melhor entrosamento. Como as partidas são muito intensas temos mudado para preservar a integridade física dos jogadores. O Maurício se destacou de novo, foi muito bem no ataque e no passe. Os centrais estiveram um pouquinho abaixo", disse o técnico Bernardinho ao canal Sportv.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host