UOL Esporte Vôlei
 
29/09/2009 - 19h25

Hegemônico, Brasil estreia no Sul-Americano para 'se acostumar' com país

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Apesar de ser a atual campeã olímpica e do Grand Prix, a seleção brasileira de vôlei feminino não joga muito diante de sua torcida. Mas a partir desta quarta-feira, as comandadas do técnico José Roberto Guimarães terão a chance de sentir o calor brasileiro na estreia no Campeonato Sul-Americano, contra o Paraguai, às 19h30, no ginásio Tesourinha, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

"Jogar em casa é sempre bom, e quando temos essa possibilidade, o time precisa se apresentar bem. Essa seleção tem de se habituar a atuar aqui, principalmente se o Rio de Janeiro for escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Se isso acontecer, espero que possamos jogar mais vezes no Brasil a partir do ano que vem", disse o treinador brasileiro.

O Brasil entra em quadra contra as paraguaias para manter uma hegemonia no Sul-Americano. Em 27 edições, ganhou 15, conquistou a medalha de prata em 11 oportunidades e não participou do campeonato em 1964, na Argentina. Desde 1995, na capital gaúcha, a seleção brasileira feminina vem mantendo a hegemonia continental, e em 1999, na Venezuela, perdeu um set pela última vez na competição.

O meio-de-rede brasileiro para enfrentar o Paraguai será o mesmo que conquistou o bicampeonato do torneio Final Four, no Peru, há 15 dias, com Carol Gattaz e Adenizia. Fabiana, com uma tendinite no ombro direito, sequer viajou com a delegação para Porto Alegre, e Thaísa, com bursite, será poupada e permanecerá no banco de reservas.

"Para mim será um campeonato especial por ser no Brasil e por estar na seleção brasileira adulta. Estou ansiosa para estrear e para que consigamos mais um título. A [levantadora] Dani Lins já sabe jogar com as nossas bolas rápidas, e a Carol, com a experiência dela, me ajuda bastante" afirmou Adenizia, que foi campeã sul-americana com a seleção infanto e juvenil.

Oito equipes disputarão o Sul-Americano no ginásio Tesourinha. Depois do Paraguai, o Brasil, que está no grupo A, jogará contra o Uruguai, nesta quinta, às 19h30, e enfrentará a Argentina na sexta, a partir das 19 horas. Na chave B estão as equipes do Peru, Chile, Venezuela e Colômbia.

As duas seleções mais bem colocadas de cada grupo estarão classificadas para as semifinais no sábado. A decisão do título acontecerá no domingo, a partir das 12 horas.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host