UOL Esporte Vôlei
 
30/09/2009 - 07h30

Com volta definitiva de selecionáveis, semis abrem o 'Superpaulistão'

Paula Almeida
Em São Paulo*

Quando a FPV (Federação Paulista de Voleibol) anunciou o Campeonato Paulista 2009, não poupou aumentativos nem excessos, aproveitando-se sobretudo da presença de grandes astros da seleção brasileira. Ao longo da primeira fase, grande parte desses craques participou de poucos jogos, pois tinha de servir ao combinado nacional. Mas agora, com o 'desmanche' da seleção até novembro, ao menos seis jogadores poderão, enfim, dedicar-se apenas ao estadual. Agora sim, com o início das semifinais, vai começar o Superpaulistão.

SEIS SELECIONÁVEIS DE VOLTA
Divulgação
Sidão, Thiago Barth e Murilo voltam ao Sesi após defenderem a seleção em MG
AGENCIASMART.COM.BR
Astro do Pinheiros/Sky, Giba retorna ao time e encontra Gustavo, Rodrigão e Marcelinho
Divulgação
Brasil Vôlei Clube contará com as voltas de Escadinha e Marlon, que se juntam a Dante
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI

O jogo entre Brasil Vôlei Clube e Ulbra/São Caetano nesta quarta-feira, às 19h, abre os playoffs. Para esta partida, o time de São Bernardo já poderá contar com dois de seus selecionáveis, Marlon e Escadinha, que estavam com a equipe verde-amarela em Minas Gerais na disputa de cinco amistosos contra os Estados Unidos.

Apesar de ainda não saber se vai poder escalar o líbero, que está em fase final de recuperação de uma lombalgia, o técnico Rubinho comemora a reintegração dos dois jogadores. "Durante três semanas eles estiveram conosco e foram muito bem", lembrou o treinador, que também desfalcou o Brasil Vôlei Clube por ser auxiliar de Bernardinho na seleção. "Ao longo do campeonato, eles não jogaram tanto, mas os outros que os substituíram foram muito bem. O bom de tudo isso é que todos estão bem preparados para os jogos decisivos, e qualquer um pode entrar em quadra com ritmo de jogo".

Primeiro colocado na fase classificatória, o São Bernardo pegará seu vizinho, que ficou em quarto lugar e, a julgar pela ausência de estrelas, é considerado o time mais fraco entre os quatro semifinalistas. Mas Rubinho não se ilude.

"Isso é só teoricamente. Uma característica da Ulbra é que eles têm jogadores muito experientes, muitos rodados. Só como exemplo, eles têm o Gilson, que dispensa comentários. Ele está com 41 anos e ainda está jogando muito bem", avaliou o treinador. "Não posso dizer que não temos o favoritismo, porque a gente se classificou em primeiro. Conseguimos suplantar outros times, mesmo eles sendo fortes. Mas a equipe da Ulbra é forte também e cresceu muito no segundo turno".

Do outro lado, o técnico Tunico também tem consciência de que o favoritismo é todo do adversário. "O Brasil Vôlei é um time muito organizado e competente. Sabemos que não será fácil vencer, porém, nossa equipe vem se superando a cada jogo e mostrando que tem condições de vencer os favoritos ao título".

Outra semi

Se o Brasil Vôlei Clube poderá contar com o retorno de dois selecionáveis (além de manter o ponteiro Dante), o Sesi terá nada menos do que três jogadores de volta: Murilo, Sidão e Thiago Barth. Motivos para comemorar não faltam ao técnico Giovane Gávio.

DATAS E HORÁRIOS DA SEMI
MELHOR-DE-TRÊS NO ABC

30/09 - 19h: Brasil Vôlei x Ulbra
02/10 - 21h: Ulbra x Brasil Vôlei
04/10 - 11h: Brasil Vôlei x Ulbra (se necessário)
MELHOR DE TRÊS NA CAPITAL

03/10 - 13h: Sesi x Pinheiros
09/10 - 18h30: Pinheiros x Sesi
15/10 - 21h: Sesi x Pinheiros (se necessário)

"Em um momento de decisão, em um campeonato extremamente competitivo como está o Paulista, a experiência pode contar bastante. Espero que seja determinante", declarou o treinador, que ainda não sabe se escalará o trio como titular logo no primeiro jogo, no sábado, às 13h, contra o Sesi. "Vamos ver como eles se comportam nos treinos durante a semana. Se tudo der certo, vamos usar os três, sim".

No Pinheiros, a chance de Giba ir para o jogo também é muito grande. Após se apresentar na segunda-feira, o jogador treinou com o restante do elenco na terça e se pôs à disposição do técnico Cebola para entrar em quadra ao lado dos ex-companheiros de seleção, Marcelinho e Gustavo, e do central Rodrigão, que estava afastado do combinado nacional por se recuperar de uma cirurgia no ombro.

"Sem dúvida, o retorno dele é muito positivo neste momento", reconheceu Cebola. "A expectativa é de que a equipe cresça em todos os fundamentos. Devemos crescer em experiência, em volume. Não tenho dúvidas de que o nível técnico vai crescer ainda mais com o retorno dos jogadores da seleção. O campeonato ganha em qualidade de ataque, de bloqueio, de defesa".

Enquanto o clássico do ABC tem um favoritismo absoluto do São Bernardo, no jogo entre os times da capital fica difícil arriscar um palpite. Sem poder 'escolher' um adversário, Giovane revela que o objetivo inicial de sua equipe não era fugir de algum time específico, mas sim chegar em vantagem aos playoffs.

"Nós sabíamos que teríamos que ganhar de algum time grande de qualquer jeito. O que a gente planejou foi ter o mando de campo nessa fase", contou o técnico, comemorando muito o fato de jogar a primeira e a terceira partida (esta se for necessária) dentro do ginásio da Vila Leopoldina. "Em um campeonato equilibrado como esse, é muito importante jogar em casa".

*Atualizada às 12h55

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host