UOL Esporte Vôlei
 
30/09/2009 - 17h12

Itália vai à semi do Europeu feminino; Rússia perde invencibilidade

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Apontada como principal favorita ao título do Campeonato Europeu feminino de vôlei, a Itália deu mais uma prova de sua força nesta quarta-feira. Com uma nova vitória por 3 sets a 0, desta vez sobre a República Tcheca com parciais de 25-16, 25-20 e 25-23, a equipe comandada por Massimo Barbolini foi a primeira a garantir vaga nas semifinais da competição disputada na Polônia.

DUAS SELEÇÕES AINDA INVICTAS
CEV/Divulgação
Vitória da Itália sobre a República Tcheca valeu a classificação antecipada às semis
AP Photo/Alik Keplicz
Holanda venceu a Bélgica por 3 sets a 0 e também ficou bem próxima das semifinais
VEJA FOTOS DA RODADA DE QUARTA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI

As italianas finalizaram o jogo válido pelo Grupo F em apenas 1h04 de jogo e, além de se classificarem com uma rodada antecipação, eliminaram as tchecas do campeonato.

Em outro jogo da chave, a Alemanha deu um passo enorme para ficar com a segunda vaga do Grupo F nas semis. Em duelo que valia a vice-liderança do núcleo, a equipe dirigida pelo italiano Giovanni Guidetti bateu a Sérvia por 3 sets a 2, parciais de 25-9, 23-25, 25-27, 25-17 e 15-8.

Com o êxito, as alemãs dependem apenas de si para avançarem no Europeu, uma vez que foram a sete pontos, um a mais do que as sérvias e as turcas (que venceram Azerbaijão por 3 a 0). Já a Sérvia tem missão quase impossível pela frente: precisa vencer a poderosa Itália e torcer por tropeços de Alemanha e Turquia diante de Azerbaijão e República Tcheca, respectivamente.

No Grupo E, a briga pelas duas vagas ainda está aberta, embora uma delas esteja praticamente nas mãos da Holanda. O time laranja venceu mais uma partida nesta quarta, 3 a 0 sobre a Bélgica (25-17, 25-19 e 25-20), e ficou bem próxima da classificação, no topo da chave.

A outra vaga deverá ficar entre Rússia e Polônia. As duas seleções, por sinal, se enfrentaram na rodada desta quarta, e as polonesas, para delírio da torcida local, acabaram com a invencibilidade das russas em uma vitória, de virada, por 3 sets a 1 (24-26, 25-22, 25-22 e 25-22). Os dois países têm o mesmo número de pontos, e a Rússia está à frente pelos critérios de desempate. Na rodada decisiva, porém, a Polônia tem vida mais fácil, já que vai enfrentar a frágil Bulgária. Enquanto isso, a Rússia pegará a invicta Holanda.

A segunda fase do Europeu feminino termina nesta quinta-feira. As semifinais serão no sábado, e a grande decisão está agendada para domingo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host