UOL Esporte Vôlei
 
30/09/2009 - 18h41

Juliana é eleita a melhor jogadora de vôlei de praia do mundo em 2009

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) costuma anunciar a lista dos melhores jogadores da temporada apenas ao final do Circuito Mundial. Porém, desta vez, não deu para segurar, mesmo com duas etapas a ainda serem realizadas. A assessoria de imprensa de Juliana revelou que a brasileira foi eleita a melhor atleta de 2009.

  • Divulgação

    Prêmio entregue a Juliana como melhor jogadora da temporada ("best player of season")

O prêmio vem coroar temporada quase perfeita da jogadora, que neste ano conquistou o tetracampeonato do Circuito Mundial ao lado da parceira Larissa, bateu o recorde de etapas vencidas em um mesmo ano e voltou a vencer as norte-americanas Walsh e May após quase três anos de 'freguesia'.

E todos esses prêmios e recordes têm sabor ainda melhor para Juliana, que viveu um drama em 2008 ao ter de desistir dos Jogos Olímpicos de 2008 para tratar uma lesão séria no joelho. "Se alguém me perguntasse, logo que sofri a decepção de ficar fora de Pequim, se eu imaginava que tudo o que estou vivendo agora seria possível, acho que responderia que eu ia trabalhar muito para isso. Mas não podia ter a certeza de que ganharia o título mundial do ano, bateria recordes e ainda seria eleita a melhor da temporada", confessou Juliana.

O futuro da atleta no vôlei de praia chegou a ser colocado em dúvida, e ninguém imaginava que ela voltaria a jogar em alto nível em tão pouco tempo. "Eu olho para trás, lembro das horas de fisioterapia, do quanto batalhei para voltar a jogar e só tenho a agradecer a Larissa, por acreditar em mim, à comissão técnica, que me incentivou e me apoiou todos os dias, e ao meu patrocinador Supergasbras, que esteve ao meu lado incondicionalmente. Isso sem falar na minha família e nos meus amigos que também não me deixaram desanimar", completou.

Larissa, que foi eleita a melhor da temporada 2006, não poupa elogios à parceira. "Juliana merece tudo isso. Foi triste ver que o nosso sonho de jogar juntas as Olimpíadas teve um fim antes mesmo de começar em Pequim, mas ele não acabou. O sonho continua", afirmou a jogadora. "Juliana não esteve ao meu lado no ano passado para defender o Brasil, mas vou dar o meu melhor para que isso seja possível em Londres-2012".

A FIVB ainda não confirmou oficialmente a escolha de Juliana como melhor do mundo em 2009, embora a foto ao lado não deixe dúvidas. A lista com as melhores jogadoras em casa posição só deverá ser divulgada em novembro, após o término do Circuito Mundial.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host