UOL Esporte Vôlei
 
30/09/2009 - 20h37

Paula retorna após cinco meses, e Brasil arrasa fraco Paraguai

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Paula Pequeno retornou às quadras nesta quarta-feira após cinco meses afastada. Recuperada de lesão no joelho, a ponteira entrou no segundo set da fácil vitória da seleção brasileira de vôlei sobre o fraco time do Paraguai, por 3 a 0 (25-10, 25-5 e 25-10), na estreia do Campeonato Sul-Americano, disputado em Porto Alegre (RS).

Alexandre Arruda/CBV/Divulgação
Em seu retorno, Paula Pequeno (d) vibra na vitória da seleção brasileira por 3 sets a 0
Alexandre Arruda/CBV/Divulgação
José Roberto Guimarães alcança a 350ª vitória como técnico, contra o Paraguai
CONFIRA MAIS IMAGENS DA PARTIDA
LESIONADA, FABIANA VOLTA AO CLUBE
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI

Após utilizar reservas no Final Four, o Brasil voltou a contar com sua equipe principal no torneio continental. A única ausência é a meio-de-rede Fabiana, que está com tendinite no ombro esquerdo. Com bursite, a central Thaísa ficou no banco de reservas. Para os lugares das lesionadas, o técnico José Roberto Guimarães utilizou Carol Gattaz e Adenízia.

As duas centrais fizeram parte do time titular ao lado da levantador Dani Lins, das ponteiras Mari e Natália, da oposta Sheilla, além da líbero Fabi. Diante de um bom público no ginásio Tesourinha, Zé Roberto aproveitou a fragilidade do adversário para promover a entrada das reservas, entre elas Paula Pequeno, que não atuava desde a final da Superliga feminina, em abril.

"É um momento muito especial para mim. Estou muito feliz não só pela vitória, mas por voltar, por ter superado mais esta dificuldade. Voltar às quadras jogando no Brasil tem sido fantástico", disse Paula ao canal Sportv.

O Brasil não encontrou nenhuma dificuldade para manter a invencibilidade diante do fraco Paraguai. Agora, são 13 vitórias, em 13 confrontos, sem ceder nenhum set às adversárias, que nesta quarta fizeram mais pontos em erros brasileiros do que em jogadas próprias.

As atuais campeãs olímpicas encontraram do outro lado da rede um time sem tradição e que peca em fundamentos básicos. Com isso, se aproveitou para construir um placar tranquilo, sem qualquer ameaça. O único problema enfrentado no primeiro set, aliás, foi a arbitragem. O juiz deu ponto para o Paraguai mesmo em bola atacada para fora e, na sequência, acusou dois toques de Dani Lins.

Considerados os principais adversários do Brasil no Sul-Americano, Peru e Argentina também venceram na estreia no Sul-Americano, nesta quarta. As peruanas fizeram 3 a 0 (25-16, 25-13 e 25-18) no Chile. Enquanto a equipe argentina bateu o Uruguai pelo mesmo placar, com parciais de 25-15, 25-17 e 25-10. No jogo de abertura, a Colômbia superou a Venzuela por 3 a 1 (25-10, 27-29, 25-23 3 25-23).
RIVAIS DO BRASIL VENCEM
PÁGINA DO SUL-AMERICANO

Mesmo assim, a levantadora insistiu três vezes consecutivas na jogada de china com Carol Gattaz e deu certo. A meio-de-rede fechou o primeiro set em 25-10 (destes pontos paraguaios, quatro foram de ataque e seis de erros brasileiros), após 16 minutos.

A segunda parcial foi ainda mais fácil e o Brasil chegou a abrir 10-1. A sensação do período foi a entrada de Paula Pequeno, recuperada de lesão no joelho, na partida. A ponteira subiu para cravar o 20º ponto verde-amarelo, que venceu o set por 25-5 (dois pontos de ataque paraguaio e três erros), novamente em 16 minutos.

A mesma facilidade foi encontrada no terceiro set. A equipe de Zé Roberto chegou ao primeiro tempo técnico com vantagem de 8-1. Mesmo sem todas as titulares em quadra, o Brasil venceu novamente por 25-10, em 18 minutos - a parcial mais longa da partida.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host