UOL Esporte Vôlei
 
03/10/2009 - 23h00

Argentina bate Peru e pega o Brasil na final do Sul-Americano

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Depois de duas edições, a Argentina está de volta à final do Campeonato Sul-Americano. Na segunda semifinal do torneio continental, as argentinas venceram o Peru por 3 a sets a 1, com parciais de 17/25, 25/23, 25/19 e 25/21 em 1h43 de jogo e agora vão enfrentar o Brasil neste domingo, às 12 horas, na decisão em Porto Alegre.

As argentinas surpreenderam o Peru, segunda força do continente e segundo país em número de títulos. O Brasil é o recordista, com 15 medalhas de ouro, enquanto o Peru acumula 12 conquistas. Já a Argentina terá a chance de conquistar um título inédito.

Esta é a quarta vez que brasileiras e argentinas disputarão um título sul-americano. Nas três ocasiões (1999, 2001 e 2003), o Brasil ganhou. Além das três medalhas de prata, as argentinas somam outras 12 de bronze.

Brasil e Argentina já estiveram frente a frente neste Sul-Americano. Foi na terceira e última rodada da fase classificatória e as brasileiras venceram por 3 sets a 0. Na temporada, além deste jogo, as duas seleções já duelaram outras duas vezes. O Brasil venceu os dois confrontos, mas a Argentina venceu um set em cada um deles.

A argentina Boscacci foi a maior pontuadora do confronto, com 20 acertos - 16 de ataque e quatro de bloqueio. "Estávamos com o time do Peru entalados na garganta desde o Torneio Classificatório, quando perdemos a vaga para o Campeonato Mundial para elas. Contra o Brasil, vamos entrar em quadra sem pressão", disse a jogadora

As estatísticas da partida mostraram um jogo equilibrado. Com o mesmo número de pontos de bloqueio (14) e o de erros do adversário (25), argentinas e peruanas travaram uma batalha tática. A diferença ficou no ataque: 49 pontos do Peru e 44 da Argentina

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host