UOL Esporte Vôlei
 
09/10/2009 - 21h04

Medalhistas olímpicos, Ricardo e Emanuel anunciam fim da parceria

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Campeões olímpicos em Atenas-2004 e medalhistas de bronze nos Jogos de Pequim no ano passado, Ricardo e Emanuel vão se separar após o final da temporada 2009. A dupla de vôlei de praia não conseguiu superar uma mudança em sua preparação.

  • Ricardo e Emanuel conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004

A dupla treinava em João Pessoa, mas Emanuel se mudou para o Rio de Janeiro depois de se casar com Leila, ex-jogadora de vôlei de quadra e de praia. A alteração dificultou a preparação dos jogadores, que atuam juntos há sete anos.

"Tivemos a opção de morar no Rio de Janeiro, mas isso fica um pouco difícil", afirmou Ricardo, em entrevista à TV Globo. "A gente quer encerrar a parceria da melhor maneira possível", completou Emanuel.

Os dois, que devem atuar juntos até novembro, ainda não definiram seus novos parceiros. Eles disputarão quatro etapas do circuito brasileiro: João Pessoa, Recife, Maceió e Salvador.

Em 2002, depois de parcerias de menos sucesso, Ricardo e Emanuel passaram a atuar juntos. Nascia assim a principal dupla brasileira masculina na história do vôlei de praia.

Em sete anos jogando juntos, conquistaram o Circuito Mundial cinco vezes, além de três títulos do Circuito Brasileiro. Porém, o título mais importante da dupla veio em 2004, nas Olimpíadas de Atenas. Com uma campanha perfeita (sete vitórias em sete jogos, com apenas três sets perdidos), Ricardo e Emanuel quebraram a sina brasileira e faturaram a medalha de ouro.

Eleito o melhor bloqueador do mundo em 2002 e melhor atacante em 2005 e 2006, Ricardo já ultrapassou a marca de 40 títulos em etapas do Circuito Mundial. Já a primeira medalha de ouro em Pan-Americanos veio justamente diante da torcida, em 2007, no Rio de Janeiro.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host