Ricardo e Emanuel anunciaram na semana passada que encerrarão a vitoriosa parceria a partir do ano que vem. Nesta temporada, porém, a dupla ainda tem quatro etapas de Circuito Nacional pela frente. E a série de despedidas não poderia começar em lugar melhor: João Pessoa.
Os medalhistas olímpicos de Atenas-2004 e Pequim-2008 têm apenas boas lembranças da capital paraibana. Foi ali que criaram sua base de treinamento na última década e onde se prepararam para todas as competições nacionais e internacionais durante sete anos de time.
"João Pessoa sempre será uma cidade fundamental em nossas carreiras, independentemente de estarmos jogando juntos ou não", comentou Ricardo, que vive na cidade desde 1998, quando formou dupla com o paraibano Zé Marco. "O fato de atuarmos em parceria pela última vez na cidade certamente fará com que esta etapa seja muito especial, não só para nós dois como para todo o público paraibano, que sempre nos incentivou".
Para coroar a despedida "em casa", a dupla só pensa no título. O êxito, aliás, repetiria feito de 2002, quando Ricardo e Emanuel foram campeões da etapa de João Pessoa justamente no primeiro ano da dupla.
"Jogar em João Pessoa é sempre favorável para Emanuel e eu. Contamos com a força dos amigos, e isso nos faz crescer demais", declarou Ricardo, que também já venceu a etapa paraibana com Zé Marco, em 2000, e com Loiola, em 2001. Emanuel, por sua vez, ainda venceu em 1995, também com Zé Marco. "Por tudo que conseguimos juntos, seria inesquecível vencer em João Pessoa na nossa última participação juntos. Vamos brigar pelo título, mas aproveitando cada momento", completou o baiano.
Ricardo e Emanuel estreiam em João Pessoa nesta sexta-feira, dia de abertura da chave principal. A etapa paraibana vai até domingo, quando serão disputadas as finais.
Após João Pessoa, o Circuito Nacional 2009 ainda terá outras três rodadas: Recife, Maceió e Salvador.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas