Aguero encara o bloqueio das brasileiras Jaqueline e Thaísa em lance da Copa do Mundo de 2007
O voleibol italiano levou um choque nesta quinta-feira. Em nota oficial postada em seu site, a Federação local informou que a cubana naturalizada italiana Taismary Aguero decidiu não voltar a defender a Azzurra.
O curto texto divulgado pela entidade diz que a oposta comunicou sua decisão diretamente ao técnico da seleção italiana, Massimo Barbolini, e ao coordenador do combinado nacional, Libenzio Conti.
“Nesta manhã, o técnico da seleção, Massimo Barbolini, e o coordenador italiano, Libenzio Conti, foram contatados por Taismary Aguero, que lhes comunicou sua intenção de retirar-se agora e futuramente de eventuais convocações nacionais”, diz a nota da Fipav.
Algumas horas depois, a própria oposta, titular da Itália nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, confirmou sua decisão. "A notícia é verdadeira, eu decidi deixar a seleção. Sinto pelos amigos, pelos torcedores e pelas pessoas que me acompanham", escreveu Aguero em sua página na internet. "Essa foi uma decisão muito difícil, mas depois de tantos anos passados na seleção e de tantas satisfações, chegou a hora de ter o meu espaço e de descansar física e mentalmente. Sinto muito que tudo tenha sido tão rápido e inesperado, mas acho que quem me conhece já tinha percebido essa intenção há algum tempo".
A notícia pegou todos de surpresa, já que a cubana de 32 anos foi um dos destaques da Itália na conquista do bicampeonato europeu, no mês passado, e já estava inscrita na Copa dos Campeões que acontecerá entre os próximos dias 10 e 15 de novembro no Japão.
Aguero se naturalizou italiana em 2007, quando já vivia no país havia seis anos. Em 2001, ela fugiu de Cuba e pediu asilo no país europeu, pelo qual foi adotada. Antes, porém, ela havia conquistado o bicampeonato olímpico (Atlanta-1996 e Sydney-2000) pela seleção cubana.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas