UOL Esporte Vôlei
 
07/11/2009 - 15h15

Belchatow confirma ascensão polonesa, bate Kazan e vai à final do Mundial

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O voleibol polonês vive um momento especial. Após o título da seleção no Campeonato Europeu, o Belchatow confirmou a ascensão da modalidade no país ao garantir vaga na final do Mundial de Clubes. Neste sábado, a equipe derrotou o favorito Zenit Kazan por 3 a 1 na semifinal e espera o vencedor de Trentino (Itália) e Payakan (Irã) para decidir o título.

Melhor equipe do grupo B – o mesmo da eliminada Cimed -, o Belchatow contou novamente com atuação destacada do oposto Kurek. O jovem polonês de 21 anos foi o maior pontuador de todas as partidas que disputou até o momento. E na semifinal não foi diferente.

Com 28 pontos (26 de ataque), Kurek comandou a virada polonesa sobre o russo Zenit Kazan por 3 a 1, parciais de 15-25, 25-23, 25-21 e 26-24. Na estreia contra o Al-Arabi (Qatar), o oposto somou 17 pontos, mesmo número da partida contra o Payakan. Diante da Cimed, o jovem virou 33 bolas na melhor atuação individual do Mundial de Clubes.

Uma das principais estrelas da competição, o oposto Clayton Stanley não atuou na derrota de sua equipe, que começou melhor ao vencer o primeiro set por 25-15, em apenas 21 minutos. No entanto, as três parciais seguintes foram do Belchatow, primeiro time polonês a disputar o Mundial.

A competição masculina de clubes retorna ao calendário após 17 anos de ausência. Nas quatro edições anteriores apenas equipes italianas sagraram-se campeãs. Soberana no Brasil, a Cimed foi eliminada ainda na primeira fase.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host