UOL Esporte Vôlei
 
08/11/2009 - 16h29

Brasileiro Vissotto brilha, e Trentino conquista o Mundial de Clubes

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
  • Trentino mantém hegemonia da Itália, único país com equipes campeãs do Mundial de Clubes

    Trentino mantém hegemonia da Itália, único país com equipes campeãs do Mundial de Clubes

O Mundial de Clubes masculino de vôlei novamente terminou nas mãos de uma equipe italiana. Para conquistar o título e manter a hegemonia do país na competição, o Trentino contou com atuações destacadas dos brasileiros Leandro Vissotto e Raphael. O oposto brilhou novamente neste domingo e ajudou sua equipe a superar o polonês Belchatow por 3 a 0 (26-24, 25-18 e 25-19) na final em Doha, no Qatar.

O Trentino dá à Itália o quinto Mundial de Clubes, em cinco torneios disputados. E os brasileiros Raphael e Leandro Vissotto repetem o agora dirigente Renan Dal Zotto, que foi campeão mundial pelo Parma em 1989, ano da primeira edição da competição que voltou ao calendário após 17 anos de ausência.

“Viemos muito focados em vencer o Mundial. Toda garra e técnica do grupo fizeram a diferença e foram fatores primordiais para que a vitória viesse. Essa foi uma competição muito interessante, pois enfrentamos clubes de todo o mundo e pudemos experimentar várias táticas de jogo. Fiquei muito satisfeito com o nosso desempenho em quadra e muito feliz com mais esse título. Vencer grandes torneios, como este, faz bem para a equipe, que fica mais motivada e confiante”, disse Vissotto.

Primeiro clube polonês a disputar o Mundial, o Belchatow eliminou o favorito Zenit Kazan na semifinal e começou a partida embalado. A equipe chegou a dominar o primeiro set e chegou às duas paradas técnicas em vantagem. No entanto, o Trentino diminuiu a distância aos poucos até abrir 1 a 0 (26-24).

OS CAMPEÕES MUNDIAIS

2009 Trentino (ITA)
1992 Milano (ITA)
1991 Ravenna (ITA)
1990 Milano (ITA)
1989 Parma (ITA)

Nas parciais seguintes, o clube italiano conseguiu uma tranquilidade maior. Mesmo sofrendo com o potente ataque do oposto Kurek, um dos destaques individuais do torneio, o Trentino teve também em sua saída de rede a sua bola de segurança. O jovem polonês foi o maior pontuador do jogo com 23 acertos, mas Leandro Vissotto anotou seus 21 e comandou a festa italiana.

 

O brasileiro, aliás, foi fundamental na campanha do Trentino. Na estreia contra o Zamalek (Egito), ele foi o principal atacante do time com 25 pontos. No clássico contra o Zenit Kazan foram 24 acertos – maior pontuador ao lado do ponteiro búlgaro Kaziyski.

Com o clube classificado, Vissotto foi poupado contra o Corozal (Porto Rico) e fez sete pontos em dois sets. Na semifinal, o oposto da seleção brasileira foi responsável por 19 pontos na vitória sobre o Payakan (Irã), o segundo maior pontuador do Trentino no jogo.

Bronze
Na disputa de terceiro lugar, o russo Zenit Kazan venceu o Payakan por 3 a 0 (25-13, 25-18 e 25-16). Mesmo com a derrota o time iraniano foi a grande surpresa do Mundial. A equipe, inclusive, derrotou a Cimed na estreia em resultado que culminou na eliminação precoce do clube brasileiro.

*Atualizada às 18h46

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host