UOL Esporte Vôlei
 
15/11/2009 - 09h08

Itália vence o Japão, levanta taça e deixa Brasil com o vice na Copa dos Campeões

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A torcida das brasileiras contra a seleção da Itália não surtiu efeito. Neste domingo, as italianas faturaram o título da Copa dos Campeões, realizada no Japão. O time precisava apenas vencer o Japão e cumpriu seu papel, com dificuldades no primeiro e terceiro sets, deixando o Brasil com o vice.

Contra as donas da casa, a Itália teve um desempenho abaixo do que mostrou no dia anterior, quando derrotou o Brasil – o resultado praticamente definiu o torneio, já que as duas seleções eram, naquele momento, as únicas invictas na competição. O time de jogadoras como Piccinini levantou a taça com um triunfo de 3 sets a 1, com parciais de 32-30, 25-22, 24-26 e 25-18.

A Itália contou muito com o seu bloqueio para confirmar o título contra as japonesas, que erraram mais nos momentos decisivos do jogo.

O maior perigo no primeiro set foi quando as japonesas tiveram a vantagem no placar no início da parcial. No entanto, permitiram a virada, em uma batalha que acabou apenas em 32 a 30.

A terceira parcial viu a Itália sofrer um “apagão”. Com mais erros, a equipe permitiu que o Japão pressionasse e vencesse o set. Na parcial seguinte, mais uma vez a disputa foi ponto a ponto, mas as japonesas não conseguiram levar a partida para o tie-break.

O Brasil abriu a rodada da Copa dos Campeões, que é disputada em fase única. O time de José Roberto Guimarães fez sua lição de casa ao vencer a lanterna Tailândia também por 3 a 0. Com este resultado, restava “secar” as italianas, uma tarefa difícil pela regularidade do time que ficou com a taça.

Mesmo sem o título, o Brasil teve um ano repleto de glórias, como o título do Grand Prix e a conquista da vaga para o Mundial. Durante toda a temporada, encerrada com estas partidas no Japão, a seleção perdeu apenas duas vezes.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host