UOL Esporte Vôlei
 
17/11/2009 - 18h02

Por tri e ano dourado, novatos passam por último teste na Copa dos Campeões

Do UOL Esporte
Em São Paulo

 

  • FIVB/Divulgação

    Mesmo renovada, seleção brasileira conquistou
    o título da Liga Mundial e do Sul-Americano

Renovação foi a palavra de ordem na seleção brasileira masculina de vôlei em 2009. Com a base em novatos, a equipe conquistou todos os campeonatos que disputou na temporada. Para fechar o ano dourado, o time verde-amarelo inicia na madrugada de quarta-feira a defesa do título da Copa dos Campeões. O torneio disputado no Japão será o último teste das novas caras do Brasil.

Embora tenha optado pela nova geração, o técnico Bernardinho não descartou os velhos conhecidos do público e deve voltar a utilizá-los em 2010, ano da disputa do Campeonato Mundial, na Itália. O ponteiro Dante e o oposto André Nascimento chegaram a treinar em Saquarema (RJ) com a seleção, mas acabaram não sendo aproveitados. Experientes, os atletas terão trabalho para retomar o posto.

“Mesmo com um time renovado, o Brasil já chegou nas primeiras competições do ano com um ar de favorito. Agora, depois que vencemos essas competições, nossos adversários virão ainda mais ligados em nosso jogo. Eles entrarão em quadra para bater o Brasil. Cabe a nós trabalhar bastante para evitar isso”, analisa Giba.

O primeiro desafio brasileiro é contra a seleção cubana, às 4h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira. Após terminar a Liga Mundial em quarto, os caribenhos desbancaram os campeões olímpicos Estados Unidos e serão os representantes das Américas do Norte e Central.

 

TODOS OS JOGOS DO BRASIL

Quarta-feira (18/11)
4h30 - Cuba x Brasil
Quinta-feira (19/11)
2h30 - Irã x Brasil
Sábado (21/11)
1h30 - Brasil x Polônia
Domingo (22/11)
1h30 - Egito x Brasil
Segunda (23/11)
8h - Brasil x Japão

“Cuba tem um time muito bom. Eles venceram os Estados Unidos, que jogou com o time completo, com quase todos os jogadores campeões olímpicos, no torneio continental, e merecem muito respeito. Os cubanos vivem um bom momento e será difícil superá-los. Ainda teremos o fator estreia. O primeiro jogo sempre é mais complicado”, explicou o técnico Bernardinho.

Mas o principal adversário brasileiro na Copa dos Campeões será a Polônia, rival que o Brasil já enfrentou na primeira fase da Liga Mundial. Na ocasião, os europeus estavam desfalcados e terminaram em terceiro lugar da chave, atrás do time verde-amarelo e da Finlândia. No entanto, os poloneses surpreenderam no Campeonato Europeu ao conquistar o título.

"A Polônia fez um grande campeonato europeu e sagrou-se campeã. É um time experiente e fisicamente forte. Eles contarão com o levantador Zagumny, que é um dos melhores do mundo, pois alia técnica, altura e experiência. Além dele, a Polônia conta com centrais altos e um oposto que salta e ataca muito bem. Será um time difícil de ser batido”, falou Bernardinho.

Egito, Irã e Japão completam a disputa realizada em fase única. As seis equipes se enfrentam entre si e quem somar mais pontos fica com o título. “A Copa dos Campeões reúne sempre grandes times. Sabemos que será difícil conquistar o tricampeonato, mas vamos lá para isso. Mostramos nosso potencial na Liga Mundial desse ano e estamos trabalhando duro para tentar manter o mesmo nível”, disse o líbero Escadinha.

O Brasil será representado pelos levantadores Bruninho e Marlon, os opostos Leandro Vissotto e Théo, os ponteiros Giba, Murilo, Thiago Alves, João Paulo Tavares, os centrais Rodrigão, Eder, Lucão e Sidão e os líberos Escadinha e Mário Jr.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host