UOL Esporte Vôlei
 
18/11/2009 - 07h14

Brasil tem estreia complicada, mas bate Cuba por 3 a 2 na Copa dos Campeões

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Jogadores da seleção brasileira comemoram ponto na partida pela Copa dos Campeões, no Japão

    Jogadores da seleção brasileira comemoram ponto na partida pela Copa dos Campeões, no Japão

A seleção brasileira masculina de vôlei iniciou nesta quarta-feira sua campanha na Copa dos Campeões, em busca do título que bateu na trave para a equipe feminina, vice-campeã. Em Osaka, no Japão, o time comandado por Bernardinho teve de suar a camisa para vencer o tradicional time de Cuba no tie-break.

O Brasil precisou de cinco sets para conquistar a primeira vitória no torneio, disputado em fase única – quem somar mais pontos até domingo levanta a taça. O placar ficou em 3 sets a 2 para o time verde-amarelo, pelo placar de 25-22, 24-26, 25-18, 23-25 e 15-10.

Cuba se classificou na competição com uma vitória sobre os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos. Até por isso, os brasileiros consideravam esta partida como uma das mais importantes na Copa dos Campeões. Além disso, os pontos conquistados são importantes, já que uma derrota neste torneio, que é curto, é muito prejudicial, como aconteceu com a seleção feminina, que tropeçou contra a Itália.

“Todo mundo sabe que não tivemos tempo de treinar, apenas uma semana. Mas não é de ontem que jogamos juntos”, analisou Murilo. “Nós nos conhecemos bastante, então só temos de acertar os detalhes.”

OS NÚMEROS DA PARTIDA

  • 33

    ERROS

    Teve cada time durante a partida

  • 8

    ACES

    Cuba liderou no serviço, com apenas cinco pontos do Brasil

  • 9

    BLOQUEIOS

    Teve cada time durante a partida

  • 65

    PONTOS

    Em ataque teve o Brasil, o que foi o diferencial da partida - Cuba fez 51

Apesar dos 22 pontos do cubano Leon Venero Wilfredo, de 16 anos, quem se destacou foi o veterano Giba, com 15. Murilo fez 17 e Leandro Vissotto foi o maior pontuador do time comandado por Bernardinho, com 18 no duelo.

“Foi um jogo de altos e baixos, mas no tie-break controlamos o jogo. Se você deixa Cuba se aproximar, acontece o que vimos no quarto set. Mas foi uma boa estreia”, afirmou Bernardinho, ao SporTV.

A seleção brasileira volta a jogar na quinta-feira, à 2h30 da madrugada (horário de Brasília), contra o Irã - o SporTV transmite. A abertura da Copa dos Campeões teve os iranianos batendo o Egito por 3 a 2, com 21-25, 25-20, 25-21, 17-25 e 15-10. Os donos da casa bateram a Polônia pelo mesmo placar, com parciais de 22-25, 25-15, 21-25, 25-21 e 15-10

A partida
O Brasil teve um melhor início, errando menos que Cuba. Tanto no primeiro tempo técnico quanto no segundo, o time esteve à frente no placar. Os cubanos ainda chegaram a liderar, por 17 a 18, mas com as mexidas de Bernardinho, os brasileiros voltaram a comandar o placar.

Na segunda parcial, Cuba voltou sacando bem e bloqueando melhor do que no começo do jogo. O trabalho dos cubanos foi facilitado pelas falhas na recepção, que acabaram deixando tudo empatado em Osaka. Felizmente, para o Brasil, isso não se repetiu no terceito set, o mais fácil em favor do time de Giba e Cia.

A quarta parcial definiu a obrigação da disputa do tie-break, tendo sido o mais disputado da partida. O Brasil sofreu três aces seguidos e os cubanos abriram 22 a 19, posteriormente empatando o duelo outra vez. No desempate, a experiência valeu para o Brasil, que não teve problemas para garantir a vitória.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host