UOL Esporte Vôlei
 
19/11/2009 - 07h38

Bernardinho poupa Giba e Brasil sofre para vencer o Irã

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Murilo ataca bloqueio iraniano em mais uma vitória brasileira na Copa dos Campeões

    Murilo ataca bloqueio iraniano em mais uma vitória brasileira na Copa dos Campeões

Com Giba e Lucas poupados, o Brasil teve dificuldades para superar o Irã na madrugada desta quinta-feira na segunda partida da Copa dos Campeões, disputada em Osaka, no Japão. Mas o time de Bernardinho assegurou 100% de aproveitamento com uma vitória por 3 sets a 1 e parciais de 25-22, 25-18, 23-25 e 25-19, em 1h43 de jogo.

Na liderança isolada da competição, a seleção brasileira terá um descanso nesta sexta-feira, já que todas as equipes viajarão para a cidade de Nagoya, que sediará o restante do torneio. O próximo desafio do Brasil será diante da campeã europeia Polônia, no sábado, à 1h30 (de Brasília). Até lá, Bernardinho terá muito o que acertar no time.

“Estivemos abaixo de nosso potencial. O time não foi tão agressivo e, em alguns momentos, pode ter pensado que nossa experiência decidiria o jogo. Isso não aconteceu. Não gostei da postura do Brasil hoje. Espero que consigamos recarregar as baterias para o confronto com os poloneses. Esse time venceu campeonato europeu e possui bons jogadores, técnicos, além de meios-de-rede fortes”, explicou o treinador.

Sem o capitão Giba, quem assumiu a liderança em quadra foi o ponteiro Murilo, que fez questão de dizer que o time não sentiu falta dos jogadores poupados: “Sei que não fizemos nossa melhor partida hoje, mas o importante é ganhar. Estamos numa competição curta e é isso que conta. Nosso grupo é formado por 14 grandes jogadores, todos em condições de entrar e dar conta do recado”.

Autor de sete pontos diante do Irã, o meio-de-rede Rodrigão tentou explicar o sufoco que o Brasil chegou a tomar: “Em alguns momentos, quando se está ganhando, acontece de o time dar uma desconcentrada. Além disso, não conhecíamos o time iraniano. Esse fator complica um pouco para qualquer um”, analisou. O maior pontuador da partida foi o oposto brasileiro Leandro Vissotto, que assinalou 21 pontos.

No começo do jogo, o Brasil cometia muitos erros, mas o Irã aparentava falta de confiança e não conseguia se aproveitar. Nos momentos cruciais do primeiro set, era experiência brasileira que se sobressaía, superando o perigoso bloqueio iraniano com ataques eficientes que levaram à vitória por 25 a 22 na primeira parcial.

Depois que os times já se conheceram, o Irã voltou mais solto para o segundo set, comandado pelo oposto Karem e pelo levantador Marouf. Os iranianos chegaram a liderar o placar, mas o Brasil foi buscar no bloqueio e assumiu o controle do jogo, fazendo 2 a 0 com 25 a 18.

Mas a seleção brasileira se acomodou no terceiro set e os iranianos ganharam espaço. Animados com a possibilidade de ganhar um set dos atuais campeões da competição, o Irã manteve o ritmo até fechar em 25 a 23. O time de Bernardinho voltou mais vibrante para conseguir fechar a partida no quarto set, e fez valer a superioridade técnica para fazer 25 a 19.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host