UOL Esporte Vôlei
 
21/11/2009 - 08h30

Brasil esquece dificuldades e bate a Polônia na Copa dos Campeões

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
  • Ataque brasileiro funcionou bem na partida contra a Polônia, e a seleção conseguiu uma vitória tranquila

    Ataque brasileiro funcionou bem na partida contra a Polônia, e a seleção conseguiu uma vitória tranquila

Após um início difícil na Copa dos Campeões de vôlei – duas vitórias complicadas contra Cuba e Irã – o Brasil fez uma partida bem mais segura na madrugada deste sábado, contra a Polônia. O time de Bernardinho conquistou o triunfo por 3 sets a 0 (25-17, 25-17 e 25-18), em 1h10 de jogo, diante dos campeões europeus. Com o resultado, a seleção brasileira continua firme na luta pelo tricampeonato da competição, que está sendo realizada no Japão.

Na madrugada deste domingo, o Brasil enfrentará o Egito, às 1h30, e pode chegar bem perto de colocar a mão na taça de campeão da competição. Contente com a atuação da sua equipe, o técnico brasileiro ressaltou a importância da pressão colocada por seus jogadores desde o início da partida.

“Acredito que fizemos um bom jogo. Pressionamos os poloneses desde o começo do jogo e isso nos ajudou a construir uma boa vantagem. Sacamos e bloqueamos muito bem. Isso deu uma consistência boa ao nosso jogo”, afirma Bernardinho, que achou a atuação polonesa abaixo da média.

"O treinador da Polônia, Daniel Castellani, deu oportunidade a muitos jogadores, que não vinham atuando, e isso interferiu também na atuação deles. Foi uma vitória importante e espero que isso nos ajude a evoluir mais nesses dois jogos que restam”, completa Bernardinho.

Autor de defesas importantes para o time brasileiro, o líbero Serginho credita a evolução do time aos dois primeiros confrontos na competição. "Aprendemos muito depois das duas primeiras partidas. Foram jogos difíceis e que nos ajudaram bastante. Hoje, estivemos bem na recepção, defesa e bloqueio. Isso fez com que o time polonês não conseguisse jogar o seu jogo”, diz Serginho.

Nos outros dois jogos da terceira rodada, Cuba e Japão fizeram jogos equilibrados e precisaram de cinco sets para conquistar as vitórias. Os cubanos conseguiram bater o Egito por 3 sets a 2, com parciais de 25-17, 23-25, 25-14, 23-25 e 15-7. Os donos da casa passaram pelo Irã pelo mesmo placar, mas com parciais de 27-25, 18-25, 25-23, 20-25 e 16-14.

O jogo

A seleção brasileira impôs um ritmo intenso para cima da equipe polonesa desde o início. Com saque forte e bloqueio consistente, o time comandado pelo técnico Bernardinho abriu logo vantagem no placar. Destaque para o oposto Leandro Vissotto, que ao lado do meio-de-rede Lucas, montou um paredão na rede brasileira. Sem muita resistência do lado oposto, o Brasil acabou fechando em 25-17.

Sem dar chance para a Polônia respirar, o Brasil voltou para o segundo set com a mesma empolgação. Com o levantador Bruno bem no jogo, os atacantes brasileiros aproveitaram para dar trabalho ao time da Polônia. Os europeus conseguiram segurar os ataques adversários e levaram um novo 25-17.

A terceira parcial começou com um Brasil irreconhecível. Desligado, o time tomou uma bronca do treinador Bernardinho e voltou para o jogo. Sem cometer mais tantos erros, a equipe brasileira conseguiu virar, abrir vantagem no placar e fechar o jogo em 25-18.

Atualizada às 10h43

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host