UOL Esporte Vôlei
 
29/11/2009 - 13h49

Ricardo e Emanuel se despedem com pódio na etapa de Salvador

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Campeões olímpicos em Atenas-2004 e medalhistas de bronze nos Jogos de Pequim no ano passado, Ricardo e Emanuel fizeram neste domingo a última partida jogando juntos. A dupla se despediu com vitória na decisão do terceiro lugar da etapa de Salvador do Circuito Nacional de vôlei de praia, sobre Benjamin e Bruno Schmidt, por 2 a 1 e parciais de 17-19, 18-14 e 15-9. Foi a 783ª e última vitória da parceria.

Depois de começarem perdendo o primeiro set, Ricardo e Emanuel contaram com a ajuda da torcida baiana para virar a partida e assegurar a vitória no adeus da dupla. Os dois ainda não definiram seus futuros novos parceiros.

Emocionado, Emanuel falou no microfone ao final do jogo: “Hoje é um dia muito triste para mim, pois a melhor dupla de vôlei de praia do mundo está acabando. Foi isso que pensamos no momento do abraço, que formamos o melhor time do mundo. Mas, como estamos na praia, prefiro pensar que amanhã o sol voltará a brilhar”, disse o paranaense, antes de se declarar ao baiano: “Ricardo, você foi e sempre será o melhor parceiro que tive em minha vida”.

O parceiro, depois, retribuiu: “Emanuel é o maior exemplo de profissional que já vi. É um atleta dedicado, centrado, que faz tudo por seus objetivos. Merece cada vitória que conquistou em sua carreira. Foi um grande prazer compartilhar momentos tão especiais de minha vida com ele. Os primeiros meses vão ser complicados”, adiantou o baiano.

Em sete anos jogando juntos, conquistaram o Circuito Mundial cinco vezes, além de três títulos do Circuito Brasileiro. Porém, o título mais importante da dupla veio em 2004, nas Olimpíadas de Atenas. Com uma campanha perfeita (sete vitórias em sete jogos, com apenas três sets perdidos), Ricardo e Emanuel quebraram a sina brasileira e faturaram a medalha de ouro.

Recorde de Alison/Harley

Algozes de Ricardo e Emanuel na semifinal em Salvador, Alison e Harley coroaram o título antecipado com a conquista da última etapa da temporada. Na final, eles derrotaram Márcio e Fábio Luiz por 2 a 0 e parciais de 25-23 e 18-12. Harley já havia comemorado na noite anterior o prêmio de melhor jogador da competição.

O triunfo deu à dupla o sétimo título consecutivo do Circuito Nacional, estabelecendo novo recorde de conquistas entre duplas masculinas.

Maria Elisa também teve motivos para comemorar, já que, além do título antecipado do circuito ao lado de Talita, celebrou mais uma conquista na etapa de Salvador e ainda levou o prêmio de melhor jogadora. Na final, elas venceram Cris e Andreazza por 2 a 0 e parciais de 18-12 e 19-17.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host