UOL Esporte Vôlei
 
02/12/2009 - 21h39

Em jogo eletrizante, Osasco bate Pinheiros de virada e sai na frente na final do Paulista

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Parecia que o Sollys/Osasco estava jogando em casa. Nesta quarta-feira, boa parte do ginásio do Pinheiros ficou tomada pelos torcedores do time adversário, que fizeram muito mais barulho do que os locais. E o apoio deu certo. Crescendo a olhos vistos ao longo do duelo, o time visitante confirmou seu favoritismo e bateu o Pinheiros/Mackenzie, de virada, por 3 sets a 2 (24-26, 24-26 , 25-22, 25-15 e 15-11), abrindo 1 a 0 no playoff final do Campeonato Paulista feminino de vôlei.

Apesar de jogar em casa e de ter ficado em primeiro lugar na fase classificatória, o time da Capital não era considerado favorito para a decisão, já que o Osasco conta com quatro campeãs olímpicas (Sassá, Thaísa, Carol Alburquerque e Jaqueline), além de Natália e Adenizia, campeãs do Grand Prix com a seleção brasileira. E com uma bela atuação de Fernanda Garay e Lia, as donas da casa quase reverteram o favoritismo das rivais neste primeiro duelo, mas foram surpreendidas por um crescimento inesperado do Osasco, que impôs às anfitriãs seu primeiro revés dentro de casa.

A segunda partida da final do Paulistão será já neste sábado, dia 5, às 18h30, no ginásio do Osasco, e se as donas da casa vencerem, assegurarão seu nono título estadual. Se houver necessidade de um terceiro jogo, acontecerá na próxima segunda-feira, dia 7, às 18h30, em São Paulo.

O jogo

O Pinheiros começou o jogo desta quarta-feira de maneira avassaladora. Logo de cara, as anfitriãs abriram três pontos de vantagem (5-2). O Osasco ainda empatou o marcador e se manteve na cola até o primeiro tempo técnico, mas as donas da casa voltaram a disparar e abriram sete pontos (16-9). A partir de então, bastaria manter a boa diferença para fechar o set, mas o Pinheiros permitiu que o Osasco crescesse na partida e igualasse o placar: 21-21. No final, porém, as comandadas de Paulo Coco se recuperaram e fecharam a primeira parcial com 26-24.

O segundo set seguiu a tônica do fim da primeira etapa, com as duas equipes jogando de maneira equilibrada. O Osasco saiu na frente, mas o Pinheiros virou logo no início (4-3) e mais uma vez liderou toda a primeira metade da parcial. As visitantes assumiram a dianteira logo após o segundo tempo técnico (17-16), mas acabaram cedendo nova virada ao Pinheiros no final (23-22). O time da casa não desperdiçou a chance e fechou novamente com 26-24.

No terceiro set, o Osasco enfim começou a encontrar seu melhor voleibol. Depois de depender exclusivamente das viradas de bola de Sassá, Carol Albuquerque pôde distribuir melhor as jogadas entre as outras atacantes - Jaqueline, Adenizia, Thaísa e Isadora (que entrou ainda no primeiro tempo no lugar de Natália, sacada pelo técnico Luizomar de Moura). Com mais opções de ataque e uma defesa mais bem postada, o Osasco liderou todo o set, fechando com 25-22.

A quarta parcial foi totalmente atípica. O Osasco manteve o bom ritmo do set anterior. Já o Pinheiros teve uma profunda queda de produção, com erros de recepção e ataque. Ficou fácil para as visitantes, que chegaram a abrir 12 pontos de vantagem (22-10) e, após um leve susto no final, fecharam com 25-15, levando o jogo para o tie-break.

O set desempate foi o mais emocionante do confronto desta quarta-feira. O Pinheiros saiu na frente, abrindo 2-0, mas o Osasco logo encostou e virou, também se distanciando em dois pontos (6-4). A partir daí, bem que as donas da casa tentaram voltar à dianteira, mas se aproveitando de um crescimento claro da ponteira Jaqueline em quadra, o Osasco não largou a frente e acabou fechando o set com 15-11 e o jogo com 3 a 2.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host