UOL Esporte Vôlei
 
03/12/2009 - 20h57

Cimed leva susto do Sada, mas estreia com vitória na Superliga 2009/2010

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Tricampeã da Superliga (com direito a título nas duas últimas temporadas), a Cimed iniciou sua campanha na edição 2009/2010 da competição como já se esperava: com vitória. Mas o êxito não foi tão fácil assim. Nesta quinta-feira, os comandados do técnico Marcos Pacheco levaram um susto do Sada/Cruzeiro, mas confirmaram o favoritismo e, em casa, largaram no torneio com 3 sets a 2, parciais de 25-21, 25-15, 22-25, 24-26 e 15-9.

PINHEIROS BATE BRASIL VÔLEI NO 1º CLÁSSICO

Brasil Vôlei Clube e Pinheiros/Sky fizeram nesta noite em São Bernardo o primeiro clássico da Superliga masculina 2009/2010, e o time da Capital nem quis saber do fato de jogar na casa do adversário: venceu por 3 sets a 1, parciais de 29-27, 22-25, 25-16 e 29-27, e largou na frente na competição.

Apesar de jogar em seus domínios e de contar com a presença do líbero Escadinha e do levantador Marlon, a equipe do ABC começou a sentir o desfalque do ponteuiro Dante, que após participar do vice-campeonato da Copa São Paulo e do Campeonato Paulista, deixou o Brasil Vôlei e retornou ao voleibol russo.

Já o Pinheiros, que tinha em quadra ninguém menos do que Marcelinho, Gustavo, Roca e Rodrigão, se deu ao luxo de deixar o ponteiro Giba no banco. O técnico Cebola optou por poupar o jogador, que estava defendendo a seleção brasileira e voltou na semana passada. Giba entrou em alguns momentos do jogo.

Com sua base formada por jogadores da seleção (Bruninho, Thiago Alves, Éder, Lucão e Mário Junior), o time catarinense começou muito bem na partida e abriu 2 sets a 0, mas permitiu o empate da equipe mineira e sofreu no tie-break. Ainda assim, a Cimed mostrou por que é favorita ao tetracampeonato.

Pelo lado do Sada, os jogadores demonstraram muita força no ataque e um bom grupo, mas ainda estão distantes do padrão apresentado na temporada passada, quando a equipe chegou a um surpreendente terceiro lugar na Superliga.

Os dois times voltam à quadra já no sábado, para a segunda rodada da competição. O Sada vai a Blumenau visitar o time local às 19h. Já a Cimed recebe o Vivo/Minas, às 20h, em jogo que reeditará as últimas quatro finais de Superliga.

O jogo

Para festa da torcida em Florianópolis, a Cimed começou a partida em ritmo acelerado, abrindo 4-0 logo de cara. Apático, o Sada permitiu que os donos da casa fossem ampliando a vantagem aos poucos, chegando a seis pontos no segundo tempo técnico (16-10). Após o intervalo, porém, os mineiros ensaiaram uma reação e, empurrados pela entrada do oposto Wallace, igualaram o marcador (20-20). Mas o crescimento dos visitantes não abalou a Cimed, que se manteve na frente e fechou o set com 25-21.

Na segunda parcial, a Cimed passeou em quadra. A ligeira vantagem de dois pontos construída no início do set só aumentou: passou a sete pontos logo após o primeiro tempo técnico (10-3) e logo chegou a 10 (22-12). O time mineiro pouco pôde fazer, e os anfitriões fizeram 25-15, abrindo 2 a 0 no confronto.

Aparentemente entregue no jogo, o Sada surpreendeu no terceiro set. Com apresentação destacada de Wallace, os visitantes se lançaram à frente no marcador ainda na primeira metade da parcial (13-11) e não saíram mais, aproveitando-se, sobretudo, dos excessivos erros da Cimed. A vantagem mineira chegou a ser de quatro pontos (20-16), e o time acabou fechando com 25-22.

No quarto set, o Sada manteve o ritmo da parcial anterior e segurou a dianteira do marcador até o segundo tempo técnico. Depois, porém, a Cimed voltou a crescer. Apesar de uma performance ruim do líbero Mario Jr, o time catarinense evoluiu nos contra-ataques, com destaque para Jamelão (que substituiu Bob no terceiro set) e de Thiago Alves, e virou (18-17). Os visitantes, porém, não se acomodaram em quadra e conseguiram nova virada (22-21), fechando a etapa com 26-24 e forçando a realização do tie-break.

O set desempate esteve parelho até o intervalo, mas neste momento a Cimed abriu três pontos de vantagem (8-5) e não largou mais a frente, fechando o set com 15-9 e o jogo com 3 a 2.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host