UOL Esporte Vôlei
 
22/12/2009 - 17h47

Brasília abrirá o Circuito Mundial novamente em 2010

Do UOL Esporte
Em São Paulo

CIRCUITO MUNDIAL 2010 VÔLEI DE PRAIA

FEMININO datas MASCULINO
Brasília (BRA) 19 a 25 de abril Brasília (BRA)
Xangai (CHN) 3 a 9 de maio Xangai (CHN)
Roma (ITA) - Grand Slam 17 a 23 de maio Roma (ITA) - Grand Slam
Seul (CDS) 25 a 30 de maio Myslowice (POL)
Moscou (RUS) - Grand Slam 7 a 14 de junho Moscou (RUS) - Grand Slam
- 15 a 20 de junho Praga (TCH)
Stavanger (NOR) - Grand Slam 28 de junho a 4 de julho Stavanger (NOR) - Grand Slam
Gstaad (SUI) - Grand Slam 5 a 11 de julho Gstaad (SUI) - Grand Slam
Marselha (FRA) 19 a 25 de julho Marselha (FRA)
Klagenfurt (AUT) - Grand Slam 26 de julho a 1º de agosto Klagenfurt (AUT) - Grand Slam
Stare Jablonki (POL) - Grand Slam 2 a 8 de agosto Stare Jablonki (POL) - Grand Slam
Kristiansand (NOR) 9 a 15 de agosto Kristiansand (NOR)
Aland (FIN) 16 a 22 de agosto Aland (FIN)
Haia (HOL) 23 a 30 de agosto Haia (HOL)
Barcelona (ESP) 7 a 12 de setembro -
Sanya (CHN) 26 a 31 de outubro -
Phuket (TAI) 2 a 7 de novembro -

A FIVB (Federação Internacional de Voleibol) divulgou nesta terça-feira o calendário 2010 do Circuito Mundial de vôlei de praia, e o Brasil voltará a abrir a temporada.

Tal como em 2009, a capital Brasília foi escolhida não só para representar o país como também para ser a primeira etapa do campeonato. E, exatamente como neste ano, a ideia é conciliar os eventos do Circuito com as comemorações pelo aniversário da cidade (21 de abril).

Ao todo, serão 16 rodadas femininas e 14 masculinas em 2010, mesmo número deste ano. A diferença, porém, é que em vez de quatro Grand Slams, serão seis. Será apenas a segunda vez - a primeira foi em 2008 - que o calendário terá um número tão alto de etapas deste nível, que rendem mais pontos e mais prêmios em dinheiro aos participantes.

Entre as rodadas femininas, a única mudança de local foi a introdução de Roma, na Itália, no lugar de Osaka, no Japão. O objetivo é já preparar terreno para o Mundial de vôlei de praia de 2011, que será disputado na capital italiana.

Já entre os homens, a novidade será a etapa de Praga, na República Tcheca, que não aconteceu em 2009 por questões financeiras. A rodada substituirá a etapa de Sanya, na China, que neste ano encerrou a temporada. Em 2010, a última parada do ano será em Haia, na Holanda.

A FIVB informou ainda que há a possibilidade de ser introduzida uma etapa em Cancun, no México, na primeira metade do Circuito.

“A FIVB desenvolveu o último calendário com o objetivo de assegurar a melhor simetria com os torneios nacionais e continentais ao redor do mundo”, explicou o presidente da CBV e presidente da comissão de vôlei de praia da FIVB, Ary Graça. “De fato, com exceção de agosto, todos os outros meses do calendário terão pelo menos uma semana livre para acomodar as atividades nacionais e continentais”.

O dirigente também afirmou que a entidade espera contar com uma colaboração ainda maior das federações nacionais, para que o número de atletas participantes do Circuito cresça e para que o vôlei de praia se torne comum em países que hoje não têm tanta tradição.

No total, o Circuito Mundial distribuirá pouco mais de US$ 7 milhões em prêmios.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host