UOL Esporte Vôlei
 
26/12/2009 - 10h51

Regra testada em 2009 para aumentar ralis no vôlei falha

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • A Cimed não teve um bom desempenho durante <br>o Mundial de Clubes e reclamou da regra testada

    A Cimed não teve um bom desempenho durante
    o Mundial de Clubes e reclamou da regra testada

Uma regra implantada este ano no vôlei, em fase de testes para tentar aumentar o número de ralis, não deve ser levada adiante, devido à falta de sucesso em seu objetivo. Testada no Mundial de Clubes de Doha (Qatar), em novembro, a chamada Golden Formula pode estar com os dias contados.

Com os resultados atingidos, a Federação Internacional de Vôlei deve descartar a ideia de torná-la oficial. Segundo a Folha de S.Paulo, a meta era de que 51% dos pontos fossem obtidos em contra-ataques. No Mundial de clubes, no entanto, o percentual chegou a apenas a 29%, contra 26% dos pontos sendo decididos em contra-ataques, em média, sem a regra.

Com os pontos sendo disputados por mais tempo, esperava-se atrair público para a modalidade. O tempo de jogo pouco mudou na competição em que ocorreu o teste, subindo de 6s28 para 6s65.

Na Golden Formula, o primeiro ataque após cada saque pode ser feito apenas por um jogador que saltar de antes da linha dos três metros. Isso vale só para o terceiro toque da equipe que estiver na recepção.

Durante a disputa do Mundial de Clubes, a Cimed foi uma das equipes que reclamou da Golden Formula. A equipe não passou da primeira fase do torneio, depois de dois meses de treinos com as novas regulamentações.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host