UOL Esporte Vôlei
 
28/12/2009 - 17h51

Unilever vira pra cima do Zurique e vai à final de torneio suíço

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

A Unilever assegurou nesta segunda-feira uma vaga na final do Top Volley, tradicional torneio de vôlei feminino disputado anualmente na Suíça. A classificação à decisão veio em uma difícil vitória sobre o time da casa, o Zurique, e de virada: 3 sets a 1, parciais de 21-25, 25-23, 25-14 e 25-18.

Pela manhã, em jogo que valia a liderança do Grupo A, a Unilever simplesmente atropelou o Amstelveen: 3 sets a 0, parciais de 25-22, 25-11 e 25-15. Já o Zurique havia perdido também em sets diretos para o Cannes, com parciais de 25-22, 25-12 e 25-22.

Na grande final, onde buscará seu segundo título (venceu também em 2006) e a terceira conquista brasileira (o Osasco foi campeão em 2004), a Unilever terá a duríssima missão de encarar o Cannes. Além de ser a única equipe invicta ao lado do time carioca, a equipe francesa é a maior campeã da história do Top Volley, com cinco troféus no currículo. O Cannes se garantiu em mais uma final ao fazer fáceis 3 sets a 0 contra o holandês Amstelveen (25-16, 25-18 e 25-13) nesta terça, na segunda semifinal.

"A partida contra o Amstelveen foi equilibrada e conseguimos conduzir as jogadoras adversárias ao erro em vários momentos. Já contra o Zurique a recepção não funcionou bem, o que muito dificultou as jogadas", avaliou Bernardinho. "Mas valeu pela vitória, embora o Zurique tenha entrado em desvantagem maior por ter jogado duas partidas seguidas, praticamente sem tempo de descanso".

O jogo

O primeiro set começou de maneira atípica para a Unilever. Com uma recepção muito ruim e uma dificuldade grande de converter em pontos os contra-ataques, as comandadas de Bernardinho viram o time da casa apresentar um bom volume de jogo e abrir cinco pontos de diferença ao longo do set (15-10). O time brasileiro esboçou uma reação com a entrada de Camilla Adão e Monique (na inversão do 5-1), mas o Zurique se manteve à frente e fechou com 25-21.

A Unilever voltou para o segundo set com uma atitude completamente diferente, bem melhor na recepção e com mais ousadia no saque. Como resultado, a equipe logo abriu três pontos (6-3), vantagem que chegou a seis pontos entre os dois intervalos técnicos (15-9). O time suíço, porém, não se entregou e voltou a engrossar o jogo, derrubando mais uma vez o nível da recepção brasileira e diminuindo a diferença para apenas um ponto (24-23). Mas após um pedido de tempo do técnico Bernardinho, a equipe carioca confirmou seu terceiro set-point e fechou com 25-23.

Para a terceira parcial, a Unilever voltou com Carol Gattaz em quadra. E a central, que vem sendo utilizada com cautela pelo técnico Bernardinho em razão de um problema no pé, melhorou a qualidade da rede brasileira, que não vinha contando com um bom desempenho de Dani Oliveira. Com uma melhora na recepção, a levantadora Dani Lins pôde distribuir melhor as bolas entre Carol e as demais atacantes - Fabiana, Érika, Regiane e Joycinha.

Ao longo do set, o time carioca enfim tomou conta de jogo e se impôs sobre a equipe suíça, abrindo nove pontos de vantagem no segundo intervalo (16-9). Daí por diante, bastou administrar e até aumentar a diferença para fazer 25-14, virando o jogo.

O quarto set teve o começo mais equilibrado entre todos da partida, com as duas equipes mostrando o que tinham de melhor em seus elencos. Mas não demorou para que A Unilever retomasse o controle do duelo. Com uma boa sequência de bloqueios e contra-ataques, a equipe brasileira abriu cinco pontos de vantagem (14-9). Após uma breve reação, as suíças se perderam completamente em quadra, e a Unilever não teve mais problemas para seguir à frente e fechar com 25-18, garantindo a vitória por 3 sets a 1 e uma vaga na grande final.

*Atualizada às 19h52

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host