UOL Esporte Vôlei
 
20/01/2010 - 20h18

Brasileiros 'se ajudam' e contam com desempate para avançar na Europa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Atual campeão europeu e mundial, o Trentino (ITA) foi derrotado em casa pelo Olympiacos (GRE) nesta quarta-feira em duelo de cinco sets. E as duas parciais vencidas neste confronto foram decisivas para a equipe dos brasileiros Leandro Vissotto e Rapha garantir vaga na próxima fase da Liga dos Campeões da Europa de vôlei. O Dínamo de Moscou (RUS), time do ponteiro Dante, também contou com os dois períodos perdidos pelos gregos para seguir na competição.

O revés do Trentino embolou o grupo A. Após a realização da última rodada da primeira fase, três equipes terminaram com dez pontos - quatro vitórias e duas derrotas. As duas vagas foram definidas no critério de desempate, o set average (divisão das parciais vencidas pelas cedidas).

Mesmo com a derrota em casa, o Tretino manteve a liderança da chave com 15 sets vencidos e nove cedidos. O Dínamo venceu 14 parciais e perdeu 9, enquanto o eliminado Olympiacos somou 15 sets ganhos contra dez perdidos.

Na primeira partida da chave nesta quarta, o Dínamo precisou de pouco mais de uma hora para superar o lanterna Jihostroj Ceske Budejovice, da República Tcheca. O brasileiro Dante marcou oito pontos no triunfo do time por 3 a 0, parciais de 25-17, 25-15 e 25-19. No entanto, o resultado não era suficiente para garantir a equipe russa na próxima fase. Era preciso esperar o duelo entre Trentino e Olympiacos.

Em partida de mais de duas horas, os gregos não se intimidaram diante do atual líder do Italiano e fizeram 1 a 0 ao fechar em 25-23. Os italianos empataram ao vencer a parcial mais fácil: 25-14. Os visitantes voltaram a comandar o jogo ao anotar 25-21, mas o Trentino igualou novamente com a vitória por 25-23.

No tie-break, o Olympiacos abriu 2-0 logo de cara, mas a equipe italiana virou para 8-7. No entanto, no momento decisivo do jogo, o time grego conseguiu abrir a vantagem mínima de dois pontos e venceu por 15-13. Mesmo com a derrota, o levantador Rapha teve atuação destacada e o oposto Leandro Vissotto marcou 17 pontos para o Trentino.

Outros brasileiros classificados
Outras duas chaves tiveram dois times com brasileiros classificados. No grupo C, o brasileiro Dentinho marcou 11 pontos no triunfo do Macerata sobre o Hypo Tirol Innsbruck, dos compatriotas Leonardo e Paulo Victor. Mesmo com o revés, a equipe austríaca garantiu vaga como 2º da chave.

No grupo F, dois times com brasileiros também avançou. O levantador Rafael Redwitz comandou o time polonês Asseco Resovia Rzeszow na vitória por 3 a 1 (25-17, 16-25, 25-20 e 25-18) sobre o esloveno ACH Volley Bled, de Marcelo Barreto, que não pontuou no jogo. As duas equipes se classificaram. O Roeselare (BEL), de Danilo dos Santos avançou como segundo colocado do grupo D. O Friedrichshafen (ALE), do brasileiro Idner, vai à próxima fase após liderar a chave E.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host