UOL Esporte Vôlei
 
21/01/2010 - 15h00

Circuito começa com onda de trocas no masculino; mulheres mantêm equipes

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A temporada 2010 de vôlei de praia começa nesta sexta-feira com a primeira etapa do Circuito Nacional da modalidade, em Caxias do Sul (RS). Enquanto as principais duplas femininas mantiveram a sua formação, no masculino, houve muitas mudanças nas equipes. As novidades entre os homens atingiram até mesmo a dupla campeão de 2009 Alison e Harley. Dentre as mulheres, a principal exceção é Shelda/Ana Paula, que deve se separar por conta da aposentadoria de Shelda.

TÁTICAS OPOSTAS NAS DUAS CATEGORIAS

  • A separação foi a tônica entre os homens, como aconteceu com a dupla Ricardo e Emanuel

  • As campeãs, Maria Elisa e Talita, mantiveram a parceria, assim como a maioria entre as mulheres

A parceria Ricardo e Emanuel, campeã olímpica em Atenas, 2004, também se separou ao final da última etapa. Agora, Ricardo vai atuar ao lado de Pedro Solberg e Emanuel fará dupla com Alison.

“Todos os principais times vão estar igualados. As parcerias treinaram mais ou menos um mês e entrarão na competição igualados. Acredito que pelo entrosamento, o Márcio e Fábio Luiz entram com um pouco de vantagem. No entanto, as outras duplas possuem jogadores de qualidade, que estão motivados e querem mostrar trabalho. Vamos ver o que acontece. Todo mundo tem muita capacidade técnica”, afirma Ricardo.

No entanto, Ricardo não esconde a dificuldade de se adaptar ao novo time. “Estamos fazendo uma preparação muito intensa. Na verdade, estamos correndo atrás para formarmos verdadeiramente um time. Tanto eu quanto o Pedro exercíamos a mesma função com nossos antigos parceiros. Éramos responsáveis mais pelo bloqueio e, agora, temos que nos adaptar. O começo será difícil, mas estamos tranquilos. Não estamos preocupados com cobranças”, destacou Ricardo.

Com as trocas, Harley formará dupla com Billy, que no ano passado disputou as competições ao lado de Bernardo. Entre as principais duplas, a única que se manteve foi Márcio/Fábio Luiz. “Muita gente trocou de parceiro. Isso é bom e ruim para nós. Enquanto eles virão com uma nova motivação, um novo gás, nós teremos o entrosamento. E isso pode pesar a nosso favor”, analisa Márcio.

DOMÍNIO NO ESTADO DO RS

Nas 16 etapas já realizadas até hoje no Rio Grande do Sul, os maiores vencedores são os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel e o cearense Franco, com três conquistas cada, no masculino. Enquanto isso, no feminino o domínio é da cearense Shelda e da carioca Adriana Behar, que venceram cinco vezes.

No feminino, a mudança de maior destaque foi com a dupla Ângela e Vivian, terceira do ranking em 2009. Ângela formará parceria com Val, que jogava com Renata, e Vivian atuará com Bárbara Seixas.

As 16 duplas masculinas que estão pré-classificadas para a fase principal do torneio são: Márcio/Fábio Luiz, Alison/Emanuel, Harley/Billy, Ricardo/Pedro Solberg, Thiago/Pedro Cunha, Bruno Schmidt/Benjamin, Renatão/Jorge, Ferramenta/Fábio Guerra, Luizão/Thomas, Franco/Jan, Fabiano/Rodrigo Saunders, Pedro Grael/Tiago, Oscar/Lipe, Adriano/Keko, Álvaro Filho/Vítor Felipe e Gravinas/Marcelo.

No feminino, as 16 parcerias garantidas no torneio principal são: Talita/Maria Elisa, Juliana/Larissa, Ângela/Val, Maria Clara/Carolina, Taiana/Virna, Bárbara Seixas/Vivian, Cris/Andrezza, Sandra Mathias/Elaine, Izabel/Luiza Amélia, Shaylyn/Elize Maia, Luana/Lili, Camila/Thati, Neide/Érica Freitas, Tatiana/Priscilla Lima, Naiana/Cida e Mônica/Amanda.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host