Alison (e) e Ferramenta celebram ponto em jogo desta sexta na etapa de São José dos Campos
Sem conseguir se recuperar de uma lesão a tempo de disputar a etapa de São José dos Campos do Circuito Nacional de vôlei de praia, o paranaense Emanuel viu seu parceiro, Alison, ter de improvisar uma dupla para a competição. Mas o jovem Ferramenta deu conta do recado, e nesta sexta-feira, o “time de emergência” venceu seus dois jogos e avançou às quartas de final da rodada paulista.
Na primeira partida do dia, Alison e Ferramenta superaram Wadson e Guto em dois sets (18-9 e 19-17). Em seguida, mesmo contra o veterano Franco e seu parceiro Jan, a dupla repetiu a dose e venceu com 20-18 e 18-14.
“Substituir o Emanuel é uma responsabilidade enorme, mas treinamos juntos por uma semana em Saquarema, e me sinto pronto para ajudar o Alison a brigar pelo título desta etapa”, afirmou Ferramenta, eleito a revelação do Circuito no ano passado. “Fica muito fácil defender tendo o Alison no bloqueio, já que ele ‘tapa’ metade da quadra com sua envergadura”.
Outra dupla que também passou pela arena de São José com duas vitórias por 2 sets a 0 nesta sexta-feira foi Ricardo/Pedro Solberg. Primeiro, o time superou Luciano e Nelsinho com 18-15 e 18-13. Mais tarde, as vítimas foram Hevaldo e Rodrigo Saunders (18-15 e 18-12).
Entrosando-se aos poucos, o novo time ainda busca seu primeiro título, após parar nas semifinais em Caxias do Sul e nas quartas em Camboriú. “Viemos com uma postura diferente para esta etapa. Treinamos muito forte na última semana e estamos conseguindo colocar tudo em prática”, comentou Ricardo. “Sabíamos que iríamos sofrer um pouco para nos ajustarmos no começo, mas não tem jeito, este é o único caminho para formar uma dupla competitiva”.
Juliana e Larissa tiveram vida relativamente fácil nesta sexta-feira, no primeiro dia da etapa de São José dos Campos do Circuito Nacional de vôlei de praia. Após vencerem tranquilamente seu primeiro jogo contra Isabel Grael e Mirlena (2 sets a 0, parciais de 18-9 e 18-8), as tetracampeãs mundiais sequer precisaram voltar à quadra, já que Priscilla Lima, com dores, e Tatiana, que seriam suas próximas adversárias, desistiram de jogar.
Com as duas vitórias (uma delas por W.O.), Juliana e Larissa avançaram direto às quartas de final do torneio paulista. A dupla, que ainda não perdeu nenhum jogo em 2010, já soma 12 vitórias consecutivas neste ano, com direito à conquista dos títulos das duas primeiras etapas do Circuito (Balneário Camboriú e Caxias do Sul).
“Hoje foi pedreira. Enfrentamos duas duplas que dificultaram o nosso jogo, mas o importante é continuar com a sequência de vitórias”, avaliou Pedro Cunha.
Benjamin e Bruno Schmidt, que bateram Bernardo/Raphael e Juca/Zé Írio, completam o grupo de quadrifinalistas classificados já nesta sexta.
Outras duas duplas famosas, porém, sofreram derrotas nesta sexta e terão de disputar a repescagem no sábado. Márcio e Fábio Luiz começaram a sexta-feira vencendo Álvaro Filho/Vitor Felipe por 2 a 1 (13-18, 18-11 e 15-11). Em seguida, porém, os veteranos caíram diante de Oscar e Lipe pelo mesmo placar (18-16, 16-18 e 15-8), deixando de avançar às quartas.
Harley e Billy, que ainda não conseguiram engrenar neste ano, tiveram caminho semelhante. Primeiro, a dupla passou sem grandes problemas por Marcelo Negrão/Lula (18-9 e 18-13), mas depois não resistiu ao bom entrosamento de Renatão e Jorge, que venceram por 2 a 1 (18-15, 13-18 e 16-14).
A etapa de São José dos Campos segue neste sábado, a partir das 8h, com os jogos de repescagem, oitavas de final, quartas e semifinais. A grande decisão será no domingo.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas