UOL Esporte Vôlei
 
23/03/2010 - 18h00

Após passar a noite preso por documento falso, Benjamin paga fiança e é liberado

Paula Almeida
Em São Paulo*
  • Benjamin foi detido na noite de segunda-feira <Br>em Vitória, ES, por porte de documento falso

    Benjamin foi detido na noite de segunda-feira
    em Vitória, ES, por porte de documento falso

O jogador de vôlei de praia Benjamin passou por maus momentos na madrugada de segunda para terça-feira. O atleta, com um título nacional em 2000 e uma participação nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, foi autuado por porte de documento falso. Benjamin foi flagrado com uma carteira nacional de habilitação cujo registro não aparece no sistema do Detran.

O flagrante foi feito pela polícia capixaba após um chamado do próprio jogador. Benjamin ligou à polícia após um acidente de trânsito na Avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória. Na ocasião, um caminhão atingiu o carro do atleta. Quando os oficiais chegaram, porém, checaram que o número de registro da carteira de Benjamin era falso, levando-o para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) da capital do Espírito Santo.

Benjamin alegou não saber que seu documento era falso. Segundo ele, a carteira de habilitação, com data de validade em abril de 2011, teria sido providenciada por um despachante no Ceará, onde Benjamin morava até o ano passado. O documento valia para habilitação de moto e automóvel, mas o próprio jogador admitiu à polícia que não fez provas práticas em motocicleta e que apenas pagou as tarifas necessárias para obter o documento.

Após passar a noite e mais algumas horas no DPJ de Vitória, Benjamin, que não foi encontrado pela reportagem para comentar o caso, foi liberado mediante o pagamento de uma fiança de R$ 400 no Tribunal de Justiça. O habeas corpus foi concedido pelo juiz Marcelo Menezes Loureiro. Agora, o atleta responderá por porte de documento falso, crime que pode render detenção de dois a seis anos. O inquérito será finalizado pelo delegado responsável pelo caso e, depois, encaminhado para a promotoria, que vai decidir se oferece a denúncia à Justiça ou não.

Enquanto vive este imbróglio fora das quadras, nas areias o veterano jogador passa por um bom momento, às vésperas de completar 38 anos. Em 2010, Benjamin e seu novo parceiro, Bruno Schmidt, já subiram ao pódio três vezes no Circuito Nacional, garantindo a medalha de prata na etapa de Caxias do Sul (RS) e o bronze em São José dos Campos (SP) e em Uberaba (MG). Na próxima sexta-feira, aliás, a dupla iniciará sua jornada na etapa de Goiânia, a quinta da temporada.

*Atualizada às 19h14

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host