UOL Esporte Vôlei
 
24/03/2010 - 20h50

Giba e outros 'senadores' esperam Ricardinho, mas insinuam condições ao levantador

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A pré-convocação de Ricardinho para a Liga Mundial 2010 gerou satisfação em alguns jogadores da atual seleção brasileira, mas, em geral, os veteranos da equipe demonstraram certa reticência sobre o retorno do levantador, três anos após o traumático corte às vésperas dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

No domingo, em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, Ricardinho admitiu que havia sido sondado pela comissão técnica (a pré-convocação só foi divulgada na segunda-feira) e disse que pretendia aceitar o convite, mas revelou que, antes, falaria com os ‘senadores’ da equipe, isso é, os jogadores mais experientes do time. Neste grupo, enquadram-se Giba, Escadinha, Rodrigão e Murilo.

Entre estes quatro, porém, o retorno de Ricardinho não parece ser consenso. Com exceção de Murilo, que não se manifestou sobre o caso, todos os ‘senadores’ da seleção insinuaram que para voltar ao combinado, Ricardinho terá que se adequar aos novos padrões da equipe.

Giba, antes melhor amigo de Ricardinho e seu grande parceiro nos anos dourados da seleção brasileira, divulgou nota oficial nesta quarta-feira revelando que já foi procurado pelo levantador, mas que ainda não teve tempo para responder as ligações do ex-companheiro. “Ele tentou me ligar algumas vezes na sexta e no sábado, mas estávamos vivendo dias corridos por conta da Superliga. (...) Depois disso, não ocorreu mais nenhum tipo de contato. Ele passou muito tempo isolado e preciso refletir e pensar também antes de responder as suas ligações. É um direito que tenho, não é?".

O ponteiro também contou que o técnico Bernardinho procurou os ‘senadores’ antes de definir se convocava ou não Ricardinho. "Sou um dos mais experientes, estou no grupo desde o começo e passei por tudo o que aconteceu. Por isso, ao lado do Rodrigão, do Murilo e do Serginho, conversamos com o Bernardinho antes da pré-convocação. Mas sou um jogador como o Ricardinho ou qualquer outro. A gente não tem poder de decisão. Quem decide é o Bernardo", completou o atacante.

Em entrevista ao UOL Esporte, Escadinha seguiu a mesma linha. "Bernardo falou que tinha a intenção [de pré-convocar], e eu dei minha opinião. Estar na lista é uma coisa, ser convocado é outra. O que for bom para seleção é bom é bom para mim", declarou o líbero.

Confira abaixo o que disseram os veteranos da seleção brasileira e também outras pessoas envolvidas no caso, entre elas Bruninho, levantador que substituiu Ricardinho na seleção, e Gustavo, que se aposentou do combinado nacional após os Jogos Olímpicos de Pequim.
 

Giba (d), capitão da seleção e antigo melhor amigo de Ricardinho (e)

"Não tenho dúvidas sobre a capacidade técnica do Ricardinho e o que ele vai somar na seleção brasileira. Mas precisamos ver a vontade dele de se ajustar ao grupo. Ele precisa demonstrar o real interesse de voltar. Após três anos se isolando, se ele não demonstrar isso, fica difícil convencer", em nota oficial.
Escadinha, líbero da seleção e um dos veteranos da equipe

“Bernardo falou que tinha a intenção [de pré-convocar], e eu dei minha opinião. Mas a presença dele na pré-lista não surpreende de forma alguma. Todo jogador que estiver jogando tem possibilidade de ser convocado. Mas estar na lista é uma coisa, ser convocado é outra. O que for bom para seleção é bom é bom para mim”, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.
Rodrigão, central da seleção e um dos veteranos da equipe

“Quanto aos nomes da lista, que todos perguntam, o que achei é simples: sinto muito a ausência do André Nascimento e do Raphael Carioca. E sobre Ricardo, acho que está tendo uma segunda chance. Veremos como irá usá-la. Não dá pra prever nada, nem a reação dele, muito menos a nossa”, em seu Twitter.
Gustavo, ex-central da seleção

“Só se fala no Ricardinho, que loucura. Porque não adianta nada agora. Tudo será resolvido ou não no dia que todos se encontrarem na seleção. O que eu posso dizer é: a imagem deixada em 2007 foi que um grupo unido não tolera estrelismos e vaidades da parte de qualquer jogador que seja”, em seu Twitter.
Bruninho, levantador da seleção, substituto de Ricardinho

“Muito feliz com a convocação para a seleção para a Liga Mundial 2010! E quanto ao assunto sobre o Ricardo, o cara dispensa comentários jogando, e se ele entrar no espírito da seleção que os mais velhos passam, de comprometimento, união e trabalho em equipe, ele vai somar e agregar muito”, em seu Twitter.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host