UOL Esporte Vôlei
 
08/04/2010 - 21h07

Sada 'ignora' Minas, vence clássico com sobra e abre 1-0 nos playoffs

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Apesar da larga diferença entre Sada/Cruzeiro e Vivo/Minas na fase classificatória da Superliga masculina de vôlei (2º e 7º colocados, respectivamente), a expectativa do clássico mineiro nas quartas de final do campeonato prometia era de equilíbrio, mas definitivamente não foi isso que se viu no primeiro jogo da série melhor de três. Nesta quinta-feira, o Sada simplesmente arrasou seu rival, fechando com 3 sets a 0 (25-20, 25-20 e 25-17), em apenas 1h17, e largou em vantagem nos playoffs.

Empurrados por pouco mais de 4 mil pessoas no ginásio de Itabira, os donos da casa fizeram valer seu favoritismo contando com boa atuação do levantador Sandro e, principalmente, do oposto Wallace, maior pontuador do confronto com 23 acertos.

Na opinião do ponteiro Bruno Zanuto, o grande trunfo do Sada foi o saque. “O Minas é uma equipe que a gente conhece bem, então a gente estudou bastante. Hoje, conseguimos imprimir um bom ritmo de jogo e de saque, e tivemos o apoio dessa cidade maravilhosa, que continua nos ajudando”, comentou o atacante, lembrando que o Sada não perdeu nenhum jogo em casa nesta Superliga.

Do outro lado, o levantador Rafa reclamou da postura ofensiva de sua equipe. “Nosso time tem uma força muito grande no ataque, e a gente não conseguiu desempenhar isso hoje. No próximo jogo, a gente tem que melhorar e ter isso como meta para conseguir ganhar do Sada”, avaliou o jogador do Minas.

A segunda partida será no domingo, em Belo Horizonte, às 20h. Nova vitória dará a vaga antecipada nas semifinais ao Sada. Já um êxito do Minas forçará a realização de uma terceira partida, agendada para terça-feira que vem às 18h30.

O Minas entrou em quadra com Rafa e André Nascimento, Salmon e Minuzzi, Henrique e André Heller, além do líbero Serginho. Já o Sada começou com Sandro e Wallace, Bob e Bruno Zanuto, Douglas Cordeiro e Renato Felizardo, além do líbero Polaco.

O jogo

O duelo em Itabira começou quente, com reclamações de sobra para o árbitro logo no primeiro rali, com um ponto do Minas. Mas os ânimos se apaziguaram e as equipes ficaram empatadas até o primeiro tempo técnico (8-7 para o Minas). Em seguida, porém, os donos da casa tomaram conta da partida. Com boas sequências de bloqueio e de ataque de Bruno Zanuto, Renato Felizardo e Wallace, o Sada começou a abrir vantagem, que chegou a seis pontos (20-14), e fechou com 25-20, em um ataque de Zanuto.

A segunda parcial teve desenho bastante semelhante. O Minas esteve em vantagem e conseguiu segurar o Sada até o segundo tempo técnica. Mas depois, os donos da casa mais uma vez se aproveitaram da boa atuação de seus atacantes e dos erros bobos dos visitantes para abrir vantagem (22-18). O Minas não conseguiu reagir, e o Sada fechou o set mais uma vez com 25-20, agora em um ataque de Bob.

Para o terceiro e último set, o Minas voltou apático. Enquanto o levantador Sandro podia distribuir bem as bolas no ataque do Sada, pelo lado visitante Rafael não tinha seus companheiros em bom momento, com exceção de André Nascimento, virando quase todas as suas bolas. Com o adversário derrubado, os anfitriões, empurrados por sua torcida, foram se distanciando no placar até chegarem à boa vantagem de cinco pontos (13-8). Em sequência forte de Nascimento no saque, o Minas encostou (13-11), mas o Sada voltou a deslanchar, abriu novamente e só precisou manter o ritmo para fechar com fáceis 25-17, assegurando a vitória no primeiro jogo dos playoffs.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host