UOL Esporte Vôlei
 
10/04/2010 - 17h29

Em jogo tenso, Pinheiros fecha série, derruba favorito Sesi e vai à semifinal

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Pinheiros/Sky venceu os dois primeiros jogos contra o Sesi e fechou a série de quartas de final sem precisar disputar a terceira e última partida

    Pinheiros/Sky venceu os dois primeiros jogos contra o Sesi e fechou a série de quartas de final sem precisar disputar a terceira e última partida

Se havia algum confronto de quartas de final da Superliga masculina de vôlei que não se esperava terminar em dois jogos era Sesi x Pinheiros/Sky. Mas a expectativa não se confirmou. Após vencer o primeiro duelo fora de casa, na última quarta-feira, por 3 sets a 2, o Pinheiros se superou neste sábado, venceu o Sesi por 3 a 1 (25-19, 25-22, 17-25 e 27-25) e assegurou vaga na semifinal do campeonato sem precisar da terceira partida.

Apesar do forte equilíbrio deste playoff, o Sesi levava ligeiro favoritismo. Primeiro porque se classificou em quarto lugar na primeira fase, contra uma quinta posição do Pinheiros. E segundo que a equipe comandada pelo técnico Giovane Gávio faturou o Campeonato Paulista no início da temporada e era dada como uma das mais fortes da atualidade no vôlei nacional.

O jogo deste sábado foi cercado de tensão. Além de precisar vencer para forçar o terceiro duelo e de ter a barulhenta torcida do Pinheiros contra, o Sesi viu os rivais fazerem uma grande apresentação. Além disso, os jogadores se descontrolaram com algumas marcações da arbitragem, sobretudo no quarto set, quando Murilo reclamou de uma possível provocação de Giba, discutiu com Rodrigão na rede e levou cartão amarelo do árbitro Anderson Caçador. O central também foi punido, e o ponteiro passou em branco. Na ocasião, o set estava empatado em 24-24 e foi para 25-25. Em seguida, o Pinheiros virou duas bolas e fechou a parcial.

Após a partida, Murilo, que continuou reclamando com os árbitros, não se furtou a criticar a atuação dos juízes. “É difícil falar agora, porque o primeiro set também teve erros e, na dúvida, os pontos eram dados para o Pinheiros. Mas isso tem que ser visto e revisto. Os árbitros têm que admitir os erros, como a gente faz”, comentou o ponteiro do Sesi. “O segundo árbitro [Antonio Marques] viu que o Giba comemorou na nossa cara, que é uma provocação, mas eu fui tirar satisfação e os punidos fomos eu e o Rodrigão. Mas o Giba sempre jogou assim, ele não aceita tomar um bloqueio”.

Apesar das reclamações, o atacante da seleção brasileira elogiou o desempenho do Pinheiros e revelou que torcerá para a equipe paulistana daqui pra frente na Superliga. “Foi muito mais difícil pra eles pela tensão que eles estão vivendo. Eles foram dados como cavalo paraguaio durante o campeonato, mas eu não duvidava da qualidade técnica deles. E eles demonstraram isso hoje”, declarou Murilo. “A gente perdeu, tá fora, mas agora eu vou torcer pra eles, porque todos lá são ótimas pessoas e o Gustavo é meu irmão”.

Do outro lado, o sentimento era de alívio. Depois de tantos questionamentos ao longo da Superliga, o Pinheiros, que montou um time galáctico para a temporada, enfim mostra a que veio. “Essa equipe superou muita coisa que as pessoas nem sabem para chegar até aqui”, lembrou o levantador Marcelinho, que começou a partida como reserva e terminou como titular. "Nosso time cresceu e segue evoluindo. Todo o nosso grupo está de parabéns pela classificação, essa foi uma vitória do grupo e agora vamos ainda mais fortes para as semifinais". O ponteiro cubano Roca, maior pontuador do confronto com 22 acertos, fez até questão de fazer uma pequena comemoração típica, ficando com um charuto na boca na hora de cumprimentar os rivais ao final do jogo.

O Pinheiros foi pro jogo com Joel e Kid, Giba e Roca, Rodrigão e Gustavo, além do líbero Felipe. Entraram ainda Marcelinho, Léo, Aureliano, Pablo e Dirceu. Já o Sesi começou com Jotinha e Léo, Murilo e Filipe, Tiago Barth e Sidão. Também entraram Daniel, Anderson e Gustavo.

Mas o trabalho duro do Pinheiros definitivamente não para por aqui. Depois dos difíceis duelos contra o Sesi, o time treinado pelo técnico Cebola terá pela frente nas semifinais o vencedor do playoff entre Cimed/Malwee e Fátima/UCS/SPFC. No primeiro jogo, os catarinenses confirmaram o favoritismo em casa e venceram por 3 sets a 0. A segunda partida será neste domingo, em Caxias do Sul, ao meio-dia.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host