UOL Esporte Vôlei
 
13/04/2010 - 20h58

Montes Claros elimina Brasil Vôlei e garante um finalista mineiro na Superliga

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
  • Em sua temporada de estreia, o Montes Claros <br>já assegura, pelo menos, um quarto lugar

    Em sua temporada de estreia, o Montes Claros
    já assegura, pelo menos, um quarto lugar

Apesar de o Vivo/Minas, finalista das últimas cinco edições da Superliga, ter sido eliminado pelo Sada/Cruzeiro nas quartas de final, já se sabe que a decisão da temporada 2009/2010 terá, novamente, um time mineiro. Nesta terça-feira, o Montes Claros/Funadem confirmou seu favoritismo, venceu o Brasil Vôlei Clube por 3 sets a 2 (25-21, 18-25, 21-25, 25-23e 15-12) e avançou na competição. Na semifinal, a equipe estreante encontrará o conterrâneo Sada, garantindo um time do Estado na grande final.

A outra semifinal da Superliga será entre Pinheiros/Sky, que derrubou o Sesi em apenas dois jogos, e Cimed/Malwee, que selou sua classificação também nesta terça-feira ao vencer o Fátima/UCS/SPFC e fechar a série na terceira partida.

As semifinais estão previstas para serem realizadas nos próximos dias 17 e 21 de abril. O terceiro e decisivo jogo de cada uma das séries, caso seja necessário, será disputado no dia 24.

Para assegurar sua classificação, o Montes Claros, que havia vencido o primeiro jogo em casa e perdido o segundo em São Bernardo, contou mais uma vez com a grande torcida no ginásio Tancredo Neves. Mais de 8 mil pessoas acompanharam o duelo, recorde da competição.

O equilíbrio tomou conta do jogo, mas apesar da clara evolução do levantador Fidele, que tem substituído o lesionado Marlon, e de mais uma atuação impecável do líbero Escadinha, o Brasil Vôlei Clube não foi páreo para o fortíssimo ataque do Montes Claros, liderado pelo oposto Lorena - maior pontuador da Superliga.

O time mineiro, comandado pelo assistente Chiquita (o técnico Talmo de Oliveira foi suspenso por receber três cartões amarelos ao longo do campeonato) entrou em quadra com Rodriguinho, Lorena, Piá, Diogo, Thiago e Acácio, além do líbero Thiago Brendle. Os reservas Léozao, Deivid, Ezinho e Cristovão também entraram. Já o Brasil Vôlei, do treinador Rubinho, começou com Fidele, Tuba, Rapha, Thiago Sens, Giovanni e Maurício, além do líbero Escadinha. Entraram ainda Elder, Ygor, Najari e Renan.

O jogo

Embalado por sua empolgada torcida, o Montes Claros assumiu a dianteira do placar logo no início do primeiro set. Favorecido por uma boa recepção da linha de passe mineira, o levantador Rodriguinho teve grande atuação e distribuiu muito bem as bolas, utilizando, principalmente, o oposto Lorena e os ponteiros Piá e Diogo. O time ainda se aproveitou das dificuldades de recepção e do bloqueio mau postado do Brasil Vôlei. No segundo tempo técnico, a diferença já era de quatro pontos (16-12), e foi exatamente com essa vantagem que o time da casa fechou o set em 25-21, em um erro de saque de Giovanni.

Na segunda parcial, o Brasil Vôlei Clube conseguiu, enfim, entrar na partida. Beneficiado pelo crescimento do levantador Fidele e, sobretudo, do oposto Tuba, o time de São Bernardo ignorou a torcida contrária, abriu vantagem (4-2) e foi ampliando sua distância aos poucos. O Montes Claros ensaiou leve reação (9-9), mas o Brasil Vôlei voltou a crescer e conseguiu deslanchar, chegando a cinco pontos de diferença (21-16). Assim, bastou apenas administrar a boa frente, ampliá-la e fechar em 25-18 com um erro de ataque de Lorena.

Se cada uma das equipes havia comandado os dois sets anteriores praticamente de ponta a ponta, na terceira parcial se verificou, efetivamente, o equilíbrio entre os times. O Brasil Vôlei saiu na frente e abriu dois pontos de vantagem pouco antes do primeiro tempo técnico (7-5), mas o Montes Claros se recuperou e virou (9-8). Não demorou, porém, para que os visitantes retomassem a ponta (14-13), chegando na frente ao segundo intervalo (16-14). O Montes Claros tentou perseguir no placar, mas o Brasil Vôlei deslanchou (20-16) e acabou fechando em 25-21, virando a partida.

O equilíbrio da terceira parcial se repetiu no quarto set. Apesar de abrir boa vantagem (8-5), o Montes Claros levou a virada (9-8) e viu o Brasil Vôlei deslanchar. Mas a equipe visitante parou no 15º ponto (15-11), e os donos da casa, com reação impressionante, obtiveram cinco acertos em sequência, virando novamente (16-15). A partir daí, ninguém conseguiu abrir mais do que dois pontos de vantagem, e, numa reta final de set empolgante, o Montes Claros fechou com 25-23, forçando o tie-break.

Com um ponto para cada lado no início do set final, os ânimos das duas equipes se exaltaram na disputa do nono rali, quando Lorena atacou e o juiz, em primeiro momento, assinalou uma bola fora. O fiscal de linha, porém, deu toque no bloqueio, e o árbitro voltou atrás em sua decisão, causando revolta nos jogadores do Brasil Vôlei. Era o quinto ponto do Montes Claros, que abriu dois de vantagem em seguida (6-4). O time de São Bernardo chegou a encostar (6-6), mas os donos da casa não perderam o ritmo, voltaram a abrir (11-8), fechando o set com 15-12 em um bloqueio duplo em cima de Tuba.

*Atualizada às 23h22

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host