Em 2010, Ana Paula disputará o AVP e ainda participará de algumas etapas do Circuito Mundial
Afastada das areias desde setembro do ano passado, Ana Paula já tem data para voltar a jogar. E não será no Brasil. Tal como a própria jogadora havia confirmado ao UOL Esporte em entrevista exclusiva em novembro, ela iniciará uma nova fase da carreira atuando no AVP, o campeonato nacional dos Estados Unidos. A estreia da brasileira em areias norte-americanas será em maio, provavelmente na segunda etapa da temporada, em Santa Barbara, Califórnia.
Após combinar uma parceria com Renata no meio do ano passado, já visando a temporada 2010, Ana Paula foi surpreendida com a gravidez da futura parceira. Como a reunião das duas ficou adiada para 2011, a medalhista olímpica do vôlei de quadra decidiu passar um ano no vôlei de praia dos Estados Unidos.
“Sempre quis jogar na AVP, mas nunca pude porque estava muito envolvida com o Circuito Mundial. Agora que a Renata ia ser minha parceira neste ano no Circuito, ela engravidou, e eu fiquei sozinha. Aí juntou a fome com a vontade de comer”, explicou Ana Paula.
A ideia de atuar nos Estados Unidos também veio por motivos familiares. Além de ter se casado recentemente com um norte-americano, Ana Paula levará o filho Gabriel para morar na América do Norte. E o sistema de disputa do torneio local facilitará a proximidade entre mãe e filho. “As etapas da AVP são só sábado e domingo. É um pouco mais cansativo, o sistema de disputa tem mais jogos, é preciso estar mais bem preparada, mas vai me deixar em forma e, ao mesmo tempo, mais perto do Gabriel”.
No campeonato norte-americano, Ana Paula reencontrará uma antiga parceira, Tati Minello, com quem jogou em 2002 e foi vice-campeã brasileira. “Temos um bom relacionamento fora da quadra, ela é muito minha amiga”, comentou a mineira, lembrando que Tati adiou a aposentadoria em um ano - iria encerrar a carreira em 2009 - justamente para poder jogar com a amiga. Para se unir a Ana Paula, porém, Tati terá de desfazer o time com Priscila Lima, brasileira que foi uma das revelações da edição passada do campeonato norte-americano.
Além de disputar o AVP, Ana Paula também pretende participar de algumas etapas do Circuito Mundial, apenas duas ou três, para poder somar pontos suficientes para 2011, quando voltará ao campeonato ao lado de Renata. O objetivo da futura dupla é conseguir classificação para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. “Eu sou maluca, quero ir de novo a uma Olimpíada”, brinca a jogadora, que disputou dois Jogos na quadra (Barcelona-1992 e Atlanta-1996) e dois na areia (Pequim-2008 e Atenas-2004). “Estou com 38 anos, mas me sinto como se tivesse 28. Não é por acaso que venho cuidando do meu corpo, da minha saúde, ao longo de 20 anos”.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas