UOL Esporte Vôlei
 
20/04/2010 - 23h43

Montes Claros vira sobre Sada no tie-break e chega à final em sua estreia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Bonsucesso/Montes Claros alcançou um feito histórico e chegou à final da Superliga em sua primeira temporada no torneio. Nesta terça-feira o time mostrou que teve méritos para isso. Depois de começar perdendo para o Sada Cruzeiro por 2 sets a 0, contou com o apoio em massa de sua torcida e conseguiu a virada por 3 a 2 no tie-break, parciais de 20-25, 27-29, 25-23, 25-19 e 17-15, no norte de Minas Gerais.

Na final, inicialmente prevista para o dia 1º de maio no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o time mineiro vai enfrentar o vencedor do duelo entre Cimed e Pinheiros/SKY. No embate inicial, os atuais campeões levaram a melhor em um jogo disputado por 3 a 2, em Florianópolis. Agora voltam a se enfrentar na quinta-feira, em São Paulo.

Mesmo sendo considerado uma surpresa, já que foi montado neste ano, o Montes Claros chega à decisão com uma campanha consistente iniciada com o terceiro lugar na primeira fase.

Nas quartas de final se esforçou para passar pelo Brasil Vôlei Clube na terceira partida. Já no primeiro jogo das semifinais, disputado na última sexta-feira, surpreendeu o Sada Cruzeiro fora de casa com o triunfo por 3 a 1.

Para conseguir a virada nesta terça-feira, o Montes Claros contou com a estrela de Lorena, repatriado após cinco anos jogando entre França e Itália e maior pontuador dessa edição do torneio. Mais uma vez ele desequilibrou no saque e nos momentos decisivos. “Nesse primeiro ano chegar à final da Superliga e com tantas equipes boas é maravilhoso. Parece que estou sonhando”, disse ele que ao final da partida foi comemorar nos braços da torcida.

Mas nada foi fácil. No primeiro set, o Sada Cruzeiro mostrou que não iria entregar facilmente a vaga na decisão do torneio. Com muita determinação e a consciência de que não podia perder, o time cruzeirense conseguiu se impor ao forçar o saque.

A equipe mostrou ter aprendido com os erros no primeiro jogo e além de anular os principais pontos adversários conseguiu quatro aces, abrindo uma boa vantagem de cinco pontos para fechar em 25 a 20.

O set seguinte foi bem mais disputado. O Montes Claros voltou com atenções redobradas para não desperdiçar o esforço do primeiro duelo. A partida ganhou em disputa e emoção, o que proporcionou bons ralis e inflamou a torcida.

A disputa criou até um clima excessivo de rivalidade que fez o árbitro distribuir um cartão amarelo para a equipe da casa, que se mostrava bastante nervosa. O Sada conseguiu manter o foco e venceu apertado por 29 a 27.

A tônica do terceiro set foi a mesma com a partida marcada pelo nervosismo e discussões frequentes entre os jogadores e o árbitro, que após reclamação deu mais um cartão amarelo, dessa vez para Bruno Zanuto do Sada.

O Sada abriu boa vantagem e tudo indicava que iria definir a partida. Mas o Montes Claros buscou forças e Lorena conseguiu uma boa sequência no saque, abrindo 20 a 17. O Sada novamente reagiu, mas não evitou a derrota por 25-23.

No quarto set, o confronto foi bastante equilibrado, mas os cruzeirenses falharam na hora de decidir, enquanto o Montes Claros, embalado pela torcida, foi forte no ataque. Dessa forma, o time conseguiu se impor até com certa facilidade.

No tie-break o Cruzeiro fez quatro pontos seguidos, enquanto os mandantes falhavam na recepção. Mas os visitantes também cometeram erros infantis e o jogo ficou disputado. Lorena mais uma vez foi fundamental para a equipe e desequilibrou.

 

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host