UOL Esporte Vôlei
 
20/04/2010 - 18h58

Veteranos passam por duro country-cota na etapa de Brasília do Circuito Mundial

Paula Almeida
Em Brasília
  • Franco (e) e Jan vencem Rodrigo Saunders e Fabiano e avançam ao quali em Brasília nesta terça

    Franco (e) e Jan vencem Rodrigo Saunders e Fabiano e avançam ao quali em Brasília nesta terça

O country-cota, torneio qualificatório entre duplas de um mesmo país, disputado nesta terça-feira na abertura da etapa de Brasília do Circuito Mundial de vôlei de praia, poderia muito bem ser uma rodada decisiva do Circuito Nacional. Na arena montada na Esplanada dos Ministérios, estavam em quadra uma prata olímpica e outras duas participações em Jogos, além de alguns dos destaques do campeonato brasileiro. E no final das contas, os veteranos Márcio, Benjamin e Franco, acompanhados de seus parceiros, levaram a melhor.

Disputando seu último torneio ao lado de Billy, com quem formou uma parceria relâmpago que durou menos de dois meses, Márcio avançou ao qualifying com uma vitória por 2 sets a 0 sobre Bruno e Fernandão, parciais de 21-17 e 21-19.

Acostumado a disputar chaves principais, Márcio brincou com o fato de ter de começar a etapa ainda no country-cota. “Já estou virando o rei do country-cota”, ironizou o cearense, que no ano passado teve de disputar esta fase em algumas etapas do Circuito ao lado do ex-parceiro Fábio Luiz. “A gente sabia que ia ter que passar por essa dificuldade e agora vamos tentar chegar bem nesse torneio”.

Apesar da rápida parceria com Billy, Márcio, que a partir da segunda etapa do ano jogará com Ricardo, mais uma vez elogiou o companheiro e traçou planos altos para a etapa de Brasília. “Eu e o Billy temos muita química. Ele é um cara fantástico, já somos amigos há muito tempo e a gente joga se divertindo em quadra, chamando um ao outro pelos apelidos. Acho que a gente pode chegar longe aqui”.

Sem tantas pretensões, mas com a mesma disposição de sempre, Franco também avançou ao quali. Após um primeiro set tranquilo, ele e Jan tiveram dificuldades contra Fabiano e Rodrigo Saunders na segunda parcial, mas fecharam o jogo com 2 a 0 (21-13 e 26-24), passando de fase.

Aos 43 anos, o cearense, que disputou todas as temporadas do Circuito Mundial, inicia sua campanha em Brasília sem altos planos, mas disposto a engrenar sua parceria com Jan que começou oficialmente neste ano. “A gente sabe que o sistema do Circuito Mundial é cruel para os brasileiros, que têm que passar por country-cota, qualifying. Mas eu espero que eu e o Jan consigamos ter uma sequencia e ficar entre as principais duplas, porque não quero continuar jogando só por jogar, quero ter objetivos e jogar de igual para igual com os tops”.

A terceira dupla a passar de fase foi Benjamin/Bruno Schmidt, que no último jogo do dia desbancou Juca/Zé Írio em dois sets (21-13 e 21-16).

O qualifying masculino será disputado nesta quarta-feira em Brasília. As três duplas que venceram nesta terça tentarão avançar à chave principal, onde já estão outros quatro times brasileiros: Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Solberg, Harley/Fábio Luiz e Thiago/Pedro Cunha (parceria convidada pela organização).
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host