UOL Esporte Vôlei
 
21/04/2010 - 16h07

Vitórias no primeiro dia levam a duelo brasileiro nas oitavas em Brasília

Paula Almeida
Em Brasília

As oitavas de final da etapa de Brasília, a primeira do Circuito Mundial 2010 de vôlei de praia, terão um confronto brasileiro. Nesta quarta-feira, na abertura da chave principal, Juliana/Larissa e Maria Clara/Carol venceram seus dois jogos e agendaram um duelo para quinta.

CONFRONTO BRASILEIRO NO CIRCUITO

  • Juliana/Larissa confirmou seu favoritismo e venceu

  • Maria Clara/Carol completa o confronto brasileiro

Logo na primeira partida do dia, Juliana e Larissa já tiveram compatriotas pela frente, mas em apenas 34 minutos confirmaram o favoritismo e bateram Luiza Amélia e Izabel, saídas do qualifying, em dois sets, parciais de 21-7 e 21-16. No segundo jogo, porém, tiveram vida dura contra as Xue e Zhang Xi. Medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, as chinesas, que voltaram a jogar juntas neste ano após disputarem a temporada passada com outras parceiras, deram muito trabalho a Juliana e Larissa, venceram o segundo set e chegaram a liderar o tie-break. No final, porém, as tetracampeãs do Circuito levaram a melhor com uma vitória por 2 a 1, parciais de 21-16, 17-21 e 15-13.

Juliana, que já havia apontado as duplas chinesas como grandes rivais nesta temporada, aprovou o resultado e o fato de ter enfrentado um time forte ainda na segunda rodada, mas lamentou os vacilos cometidos na segunda parcial.

“Sempre quando a gente joga contra chinesas ou americanas, a gente entra mais ligada no jogo, porque elas exigem demais da gente. Mas eu acho que nesse momento, nós deveríamos ter ganhado de 2 a 0 delas, porque elas ainda estão sem ritmo de jogo. Só que a gente acabou tendo alguns erros ali no segundo set”, avaliou Juliana. “Porém, o fato de ter um jogo desses logo no começo foi bom, porque evita de a gente ser surpreendida mais pra frente”.

A melhor jogadora do mundo em 2009 também exaltou a força da torcida, que nesta quarta-feira, fruto do feriado de Tiradentes e das comemorações pelos 50 anos de Brasília, lotou a arena montada na Esplanada dos Ministérios. “Acontece uma coisa diferente comigo e com a Larissa, que quando a gente tem uma torcida muito grande a favor da gente ou mesmo contra, a gente se excita ainda mais pro jogo”, comentou Juliana. “Mas na nossa casa tem que ser a gente. Esse povo fica o ano inteiro esperando a gente vir aqui jogar, então a gente não pode decepcionar”.

Passada a primeira pedreira do Circuito, Juliana e Larissa agora terão pela frente Maria Clara e Carol, que tiveram jogos mais tranquilos durante o dia. Na primeira partida, levaram 34 minutos para bater as neozelandesas Blundell e Scarlett por 2 a 0, parciais de 21-12 e 21-10. No segundo jogo, novo 2 a 0, agora contra as holandesas Wesselink e Meppelink e com parciais de 21-17 e 21-15.

O confronto, marcado para esta quinta-feira, ainda sem horário definido, reeditará a final da etapa de Campo Grande do Circuito Nacional, há duas semanas, quando, apesar da derrota, Maria Clara e Carol tiveram seu melhor resultado na temporada.

Brasileiras na repescagem

Se Juliana/Larissa e Maria Clara/Carol passaram invictas pelo primeiro dia em Brasília, outras duplas brasileiras não tiveram o mesmo sucesso. Derrotadas pelas compatriotas na primeira rodada, Luiza Amélia e Izabel caíram para a repescagem, mas se recuperaram com uma vitória por 2 a 1 sobre as holandesas Remmers e Stiekema (12-21, 21-17 e 15-11) e se mantiveram vivas na competição.

Já Ângela e Val tiveram caminho diferente. A dupla começou a quarta-feira com uma vitória por 2 a 0 sobre as chinesas Ji e Jin (21-15 e 21-19), mas depois teve uma derrota inesperada por 2 a 1 para as russas Bratkova e Ukolova (21-16, 14-21 e 15-10), também caindo para a repescagem.

A chave principal feminina em Brasília segue nesta quinta-feira com as disputas de repescagem, oitavas e quartas de final. As semifinais serão realizadas na sexta, e a final, no sábado.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host