UOL Esporte Vôlei
 
22/04/2010 - 18h38

Alemãs fazem estrago, eliminam May/Branagh e batem Juliana/Larissa em Brasília

Paula Almeida
Em Brasília
  • Alemãs Laura Ludwig e Sara Goller surpreenderam favoritas e estão nas semifinais em Brasília

    Alemãs Laura Ludwig e Sara Goller surpreenderam favoritas e estão nas semifinais em Brasília

“Realmente foi um dia muito especial”. Foi assim que a alemã Laura Ludwig resumiu a quinta-feira dela e da parceira Sara Goller na etapa de Brasília do Circuito Mundial de vôlei de praia. Após passarem invictas pelo primeiro dia da rodada na capital federal, as europeias ignoraram o calor de 31º e venceram nada menos do que as brasileiras Juliana e Larissa (21-18 e 26-24), favoritas ao título, e as norte-americanas May e Branagh (16-21, 21-17 e 15-12), que jogam juntas no Circuito pela primeira vez.

Os êxitos surpreendentes levaram as alemãs direto para as semifinais da etapa de Brasília, ao lado das americanas Ross e Kessy, que confirmaram o favoritismo e venceram seus dois jogos nesta quinta. Já Juliana e Larissa caíram para a repescagem e terão de disputar um confronto a mais para chegarem à semi. Para May e Branagh, a derrota foi ainda mais trágica: elas estão eliminadas da competição.

Após o duelo, Juliana e Larissa, que mais cedo, na primeira partida do dia, haviam obtido uma vitória suada sobre Maria Clara e Carolina (21-13 e 31-29), passaram um longo tempo dentro da quadra, conversando sobre a derrota. Em seguida, ainda tiveram um outro papo com toda a comissão técnica, já tentando verificar o que precisa ser melhorado para sexta-feira.

“O saque delas fez a diferença. Elas sacaram muito forte, e a Juliana estava um pouco desconcentrada, errando alguns passes”, avaliou Larissa, que antes da partida já havia dito que as alemãs formavam um time bom. “Elas sempre começam bem a temporada, mas vamos ver se a gente se encontra de novo na final. Nosso caminho agora é mais longo, temos um jogo a mais, mas tudo bem, tem que jogar”.

Misty May também não se desesperou com a derrota para Ludwig/Goller e a consequente eliminação em Brasília. Depois do revés para a dupla da Alemanha, ela e Branagh ainda perderam para as austríacas Hansel e Montagnolli.

“Não foi um resultado negativo. Aqui é diferente do circuito local [o AVP, nos Estados Unidos], e elas jogaram muito bem. Nós temos que ver o que precisamos melhorar, temos muito a evoluir, e pra mim, só o fato de estar de volta à quadra já é um bom recomeço”, comentou May, admitindo, porém, que sua companheira estava mais desapontada. “Nicole não ficou muito feliz”, brincou. “Ela é muito competitiva, eu também sou, mas é preciso analisar a situação sob um outro ponto de vista. Somos um novo time, estamos começando agora e temos que melhorar ainda”.

Brasil enfraquecido

A derrota de Juliana e Larissa nas quartas de final não foi a única do Brasil nesta quinta-feira. Por sinal, os seis times brasileiros da chave feminina perderam pelo menos um jogo, e quatro deles acabaram eliminados.

A maior surpresa foi a queda de Talita e Maria Elisa. Com uma vitória e uma derrota na quarta-feira, as brasileiras começaram este segundo dia da chave principal já na repescagem, com a pressão de não poder perder nenhum jogo. Mas tiveram pela frente, logo de cara, as chinesas Xue e Zhang Xi, medalhistas de bronze em Pequim.

As asiáticas deram trabalho desde o início, vencendo o primeiro set com relativa facilidade. Na segunda parcial, Maria Elisa e Talita se recuperaram, deram o troco e forçaram o tie-break. Mas no terceiro e decisivo set, as chinesas sacaram melhor e tiraram proveito disso, fechando o jogo com 2 a 1 (21-16, 15-21 e 15-13), avançando no torneio e eliminando as brasileiras.

Luiza Amélia/Izabel, na primeira rodada da repescagem, e Luana/Lili e Ângela/Val, na segunda, também perderam e deram adeus à competição.

Quem segue na competição com Juliana/Larissa é Maria Clara/Carol. Após perderem para as compatriotas nas oitavas de final, as irmãs cariocas se recuperaram, venceram as irmãs austríacas Schwaiger e seguiram adiante no torneio.

A chave feminina da etapa de Brasília segue nesta sexta-feira com a última rodada de repescagem e as semifinais, essas com transmissão do Sporv a partir das 15h30. A final, exibida pela TV Globo às 9h30, e a disputa de terceiro lugar serão no sábado.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host